fbpx

A indústria não precisa de ser grande, precisa de estar integrada

0
779

– Afirma economista Ibraimo Mussagy

O economista, Coordenador do Doutormanento em Economia da Universidade Católica de Moçambique, defende que o caminho para a industrialização passa pela via da integração da produção agrícola a indústria alimentar. Que seja uma indústria de pequena escala mas que vai integrando a produção agrícola dos pequenos produtores a esta. Ibraimo Mussagy, acrescenta ainda que “há muitas falhas nos mercados agrícolas”

“Como exemplo falo da cadeia de valor do milho.  Esta cadeia de valor pode ser melhorada e alimentar a agroindústria nacional. Hoje é mais barato importar, sem muito trabalho e preocupação, o milho da RSA ou ZW do que agregar a produção nacional existente na zona centro e enviar ao Sul ou mesmo alimentar a matéria-prima a industria no centro. Para além dos custos de transporte e a baixa qualidade do milho, esta opção é mais apetecível devido a flexibilidade e os volumes comercializados por estes”. Disse o economista.

Ibraimo Mussagy, deu exemplos das falhas nos mercados agrícolas, que precisam ser corrigidas, apontando, a melhoria das vias de acesso para escoamento, redução de custos de transportes, dos factores dos produção, acesso aos créditos, qualificação do capital humano, entre outros.

“A melhoria destes factores dinamizará inicialmente o aumento da produção e da produtividade”. Asseverou.

“A indústria não precisa de ser grande, precisa sim de estar integrada. A indústria alimentar é das mais fáceis de integrar mas com exigências e especificações necessárias, raramente usadas pelo pequeno produtor. Coloca-lo a produzir tal como o mercado quer poderá ajudar a dinamizar a renda permanente e criar empregos nacionais estáveis nessas indústrias.” Frisou Ibraimo Mussagy

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários