
Analisada a tributação de operações petrolíferas upstream
- Encontro analisou as tendências Globais e a situação em em Moçambique
Nos dias 28 e 29 de Março, a Autoridade Tributária de Moçambique e o ITIC (International Tax and Investment Center) organizaram um seminário no âmbito do seu programa Joint Capacity Building que teve lugar no escritório da Ernst & Young (EY), em Maputo.
O programa, intitulado ‘Tributação das Operações Petrolíferas Upstream – Tendência Global e o Caso Moçambicano’, reuniu especialistas em fiscalidade do sector público e privado.
Durante o evento, que decorreu em formato híbrido durante dois dias, foram discutidos vários temas técnicos críticos, tais como: Mercados Globais de Energia e Gás, Regulamentação e Desenvolvimento de Infra-estruturas de Gás Natural, IVA e questões Aduaneiras e Regimes Fiscais do Petróleo, entre outros.
O principal objetivo do Seminário foi o de dar continuidade ao Programa Joint Capacity Buiding existente entre a AT e o ITIC, bem como promover o diálogo e as discussões técnicas entre o Governo e as principais Empresas Operadoras no sector de Petróleo e Gás no país, o que, em última análise, contribuirá para o crescimento económico, sustentável e inclusivo de Moçambique.
Daniel Witt, Presidente do ITIC, afirmou que “com os novos projectos de GNL a entrar em funcionamento, Moçambique estará a aproximar-se de um renascimento económico e de desenvolvimento”. “É fundamental que as bênçãos dos recursos naturais sejam acompanhadas pela reforma adequada das leis, regulamentos e sistema tributário, por forma a melhor gerir a transição da fase de desenvolvimento para a de produção. Assim sendo, os próximos 3 a 5 anos são críticos para a reforma, desenvolvimento e fortalecimento da capacidade humana nas áreas jurídica, regulatória e tributária do país. Esta combinação de capacidades proporcionará prosperidade ao povo de Moçambique”, referiu o mesmo responsável.
Já Anibal Mbalango, Chefe da UTIE, Autoridade Tributária de Moçambique, “seminários como este são muito positivos, pois reúnem a Autoridade Tributária de Moçambique, as empresas de Petróleo e Gás e especialistas técnicos, e criam uma plataforma de trabalho conjunto que evita disputas entre as partes interessadas e melhora a cobrança de impostos.”
Vários especialistas do sector apresentaram temas fundamentais e esclarecedores que serviram de base para discussões produtivas entre os participantes. Os especialistas presentes foram: o Dr. Christof Ruhl e a Dra. Carole Nakhle, ambos da Crystol Energy; o Professor Marius van Oordt, Membro da Subcomissão das Nações Unidas para os Impostos Indiretos; Patricia Quirino, EY TAX Partner; Amílcar Nunes, EY Tax Partner; Artur Swistak, Economista Sénior do FMI; bem como altos representantes do INP, ENH e da Autoridade Tributária de Moçambique.
Comentários
Montepuez Ruby Mining recebe certificação tripla da ISO
17 de Março, 2025
Mais notícias
-
90% das actividades da LAM é financiada via dívida
10 de Maio, 2023 -
Pressões inflacionarias deverão continuar
3 de Novembro, 2022
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Em 2025: Standard Bank prevê crescimento da economia nacional em 3%
20 de Março, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023