Africa Subsaariana poderá crescer em 2,7% em 2021

Aprovados US$ 150 milhões para apoiar transformação digital em Moçambique

0
1349

O Banco Mundial aprovou uma doação de 150 milhões de dólares da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA) em apoio ao Projeto de Governança e Economia Digital (EDGE) do Governo de Moçambique,  anunciou a instituição financeira internacional em um comunicado divulgado semana finda.

Trata-se de um projecto que compreende actividades de investimento e assistência técnica visando aumentar o acesso à identificação civil, serviços públicos digitais e melhorar as oportunidades de negócios digitais no País.

A iniciativa está estruturada em torno de quatro componentes que se reforçam mutuamente. A primeira componente do projecto tem como foco a capacidade institucional e a conectividade governamental, aspectos considerados críticos da transformação digital. A segunda e terceira destinam-se a facilitar o acesso à identificação legal para todos os cidadãos, ao mesmo tempo que apoia o desenvolvimento de serviços governamentais digitais, e apoiar o crescimento do sector privado digital, respectivamente, enquanto a quarta componente do projecto apoiará a implementação eficaz do projeto e garantirá que os processos de coordenação e gerenciamento de mudanças necessários sejam realizados em tempo hábil.

Além de promover a transformação digital, o projecto deverá minimizar o problema de falta de identificação civil oficial, que actualmente afecta sessenta por cento da população moçambicana. “Isto leva à privação de direitos e deixa grandes porções da população, a maioria das quais são mulheres, sem identidade legal, impedindo-as de aceder à escola e, mais tarde, a serviços financeiros, pensões, empregos formais, reivindicações de direitos e transações de propriedade, ”observou Idah Z. Pswarayi-Riddihough, Diretor do Banco Mundial para Moçambique, Madagascar, Comores, Maurício e Seychelles.

Alavancar a tecnologia para a prestação de serviços requere colocar os usuários em primeiro lugar, combinada com uma forte capacidade institucional para projectar, implementar, adquirir e coordenar esforços digitais em todo o governo. Este é um desafio importante que este projeto se propôs a abordar para obter serviços que sejam mais rápidos, baratos e melhores”, acrescentou Tiago Peixoto, Especialista Sênior em Setor Público e o líder do projeto.

Além de promover start-ups digitais locais e PMEs, “o projecto irá apoiar o desenvolvimento do ecossistema de negócios digitais de Moçambique, a fim de aproveitar as oportunidades de negócios que os esforços de digitalização irão criar”, concluiu Eva Clemente Miranda, Especialista do Setor Privado e co-líder do projeto.

Este projecto está em linha com as prioridades do País delineadas no seu plano de cinco anos e no quadro de parceria do Banco Mundial com Moçambique para o ano fiscal 2017-22.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.