BVM INOVA
Como parte dos esforços para melhorar os seus serviços, a BVM apresentou as sua mais recentes inovações tecnológicas, como são os casos do Portal do Investidor, a automatização do Boletim de Cotações da BVM, o Aprimoramento do Aplicativo Móvel BVM, e o Dashboard da BVM.
O Portal do Investidor, particularmente, há muito esperado pelos investidores e por outros intervenientes no mercado de capitais, traz informação diversa pensada especificamente no universo dos investidores, nomeadamente, como investir, os mercados existentes, as estatísticas, os eventos, e a aplicação móvel BVM para download nas versões Android e IoS (Apple). “’Contamos com o feedback dos investidores para que esta seja a primeira versão de algo que nós esperamos que venha a evoluir para ir ao encontro dos interesses e das necessidades do mercado”. Disse Salim Valá, PCA, no acto da apresentação das novas soluções BVM, cerimonia decorrida, esta sexta-feira, 28/10.
O Boletim de Cotações, por sua vez, foi objecto de actualização aplicacional, e sua automatização, cujos impactos, entre outros, é a redução em 50% dos recursos humanos necessários para a sua elaboração e, mais importante ainda, a redução do tempo para a disponibilização do Boletim de Cotações ao mercado.
“O principal objectivo foi reduzir ainda mais o tempo de divulgação para o mercado e os investidores, e elimina-se a falha humana. Além disso, passou também a incluir a informação relativa aos índices de bolsa, nomeadamente o BVM Global, BVM Acções e BVM Obrigações”. Explicou Valá
No Aplicativo Móvel BVM destaque é a introdução da opção de selecção de cor na interface gráfica da aplicação (background escuro ou backgound claro), para melhor conforto visual dos seus utilizadores, enquanto que o Dashboard BVM foi alvo de alterações profundas, ampliando-se o leque de informação disponível, tornando-se mais interactivo com a vantagem de trazer o resumo do relatório de contas de empresas cotadas, passando a estar estruturado em dois grandes componentes – a informação do mercado bolsista (quotas de operadores de bolsa, capitalização bolsista, negociação, valores cotados) e o desempenho das empresas cotadas (liquidez geral, resultados líquidos, volume de vendas, mercados bolsistas).