fbpx

Contexto da indústria transformadora apresenta inúmeros desafios

0
811

O contexto actual da indústria transformadora nacional oferece-nos bastantes desafios, oportunidades, mas também constrangimentos, caracterizado pelo contexto global e nacional, num momento em que Moçambique é membro parte do maior mercado do mundo (Zona do Comércio Livre Continental) o que mais do que nunca obriga a diversificação da produção, a substituição das importações e o fomento das exportações para melhorar a balança comercial.

Na óptica do Governo, para que se alcance o desiderato do crescimento e diversificação da economia, a melhoria dos níveis de emprego e, consequentemente, do bem-estar social dos cidadãos, é fundamental a transformação, a inovação e a sustentabilidade da indústria nacional para permitir que a economia moçambicana passe para uma economia média alta.

Com efeito o Governo compromete-se a intensificar a dinâmica reformista que o tem caracterizado nos últimos tempos, considerando, no entanto, que,  apesar das vicissitudes que impactaram no ritmo da implementação do Plano para a Melhoria do Ambiente de Negócios, com maior destaque a eclosão da pandemia da COVID-19, os resultados alcançados demonstrarem que trabalhando de forma harmonizada e acometidos, podemos alcançar resultados ainda melhores.

“Dado a importância do ambiente de negócios o Governo já está a trabalhar na renovação do Plano de Acção para a Melhoria do Ambiente de Negócios”. Disse o Ministro da Industria, Silvino Moreno.

Reafirmou o Ministro, que o Governo está igualmente empenhado na implementação do Programa Nacional Industrializar Moçambique – PRONAI, como um dos alicerces para revitalização da indústria nacional.

Exemplificou o governante acções mais recentes nesse desiderato, como seja o caso do memorando e acordo de princípio para a implementação de projectos de investimentos, com destaque para a construção e exploração de um parque industrial, bem como a construção de um Porto Marítimo para a exportação de bens manufacturados, nos distritos de Dondo e Muanza, em Sofala.

Trata-se de um projecto que contempla, a construção de uma linha férrea para o escoamento da mercadoria e prevê a transformação e processamento de minerais como por exemplo o lítio para a construção de baterias, bem como, está em vista o processamento de outros minerais.

“Esperamos identificar mais potenciais projectos (e projectos âncoras) para a expansão das infra-estruturas de industrialização”, disse Silvino Moreno na perspectiva de reafirmar o empenho do Executivo na atracção de investimentos para o sector industrial transformador.

“Renovamos o compromisso de continuar a criar condições para manter o diálogo com o sector privado, na operacionalização da agenda nacional de industrialização, com foco no desenvolvimento das micro, pequenas e médias indústrias”. Concluiu.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários