fbpx

·         Cultura e criatividade representam 3,1% do PIB mundial e 6,2% de todos os empregos

A exportação de bens culturais e serviços duplicaram o valor desde 2005, alcançando US$ 389,1 mil milhões em 2019, e é um dos sectores mais jovens e de rápido crescimento no mundo.

No passado dia 21 de Abril , assinalou-se o Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Ainda que não haja um consenso universal sobre o significado da criatividade, o conceito é aberto à interpretação desde a expressão artística até a solução de problemas para o desenvolvimento, económico, social e sustentável.

A data foi escolhida para aumentar a conscientização do papel da criatividade e da inovação em todos os aspectos do desenvolvimento humano.

Criação de empregos

Para as Nações Unidas, a economia criativa é um conceito em desenvolvimento que se forma entre a criatividade humana, ideias, propriedade intelectual, conhecimento e tecnologia.

A ONU afirma que, globalmente, 17% mais homens e rapazes têm acesso à internet em comparação com mulheres e raparigas.

Dentre as actividades mais prósperas actualmente, a jivel global, estão as indústrias criativas com os produtos de audiovisual, design, novos mídias, artes visuais a serem um sector altamente transformador da economia mundial em termos de geração de renda, criação de empregos e exportação de rendimentos.

Actualmente, cultura e criatividade representam 6,2% dos empregos no mundo e 3,1% do Produto Interno Bruto, PIB, global.

Para a ONU, a cultura é um componente essencial de desenvolvimento sustentável e representa uma fonte de identidade, inovação e criatividade para comunidades e indivíduos. 

De acordo com a ONU, a cultura e criatividade têm ainda um valor não-monetário significativo que contribui para o desenvolvimento, o diálogo e entendimento entre os povos. 

“As indústrias criativas estão entre as áreas mais dinâmicas na economia mundial levando novas oportunidades para os países em desenvolvimento para que eles possam passar a áreas emergentes e de crescimento da economia global”, frisa a ONU.

Em 2019, foram arrecadados US$ 389,1 mil milhões em todo o mundo nessa indústria. “A criatividade lidera ideias e emoções além da habilidade de conectar com as pessoas”, lembra a ONU, reconhecendo ainda que “além de ser uma expressão de identidades, criatividade e cultura levam oportunidades económicas a milhões de pessoas pelo mundo, especialmente mulheres, meninas e jovens”.

Por ocasião do Dia Mundial da Criatividade e da Inovação, a ONU, lancou um convite ao mundo a “abraçar a ideia de que a inovação é essencial para promover o potencial económico das nações e para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. 

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários