Dólar ultrapassa os 150 ienes com as perspectivas de taxas divergentes entre os EUA e o Japão
O iene foi fixado perto de uma baixa de três meses em relação ao dólar na terça-feira (20 de Fev), com a inflação dos EUA reforçando o caso de taxas de juros mais altas por mais tempo, contrastando com uma recessão no Japão e dúvidas do mercado sobre uma saída de curto prazo da sua política fácil.
Na Ásia, a decisão da China sobre a taxa de juro de referência dos empréstimos (LPR) é o centro das atenções, onde se espera que a China reduza a sua taxa de referência hipotecária de referência para apoiar o crescimento económico vacilante do país.
Antes do resultado, o yuan offshore desceu ligeiramente para 7,2143 por dólar.
O dólar comprou pela última vez 150,25 ienes, tendo já ultrapassado o nível psicológico de 150 por dólar durante seis sessões consecutivas e provocando avisos das autoridades japonesas numa tentativa de estabilizar a moeda.
Os dados mais elevados do que o esperado sobre os preços no produtor e no consumidor dos EUA na semana passada reduziram ainda mais as expectativas do mercado sobre quando, e em que medida, a Reserva Federal poderia reduzir as taxas de juro este ano, com os futuros a apontarem para cortes de apenas cerca de 90 pontos base em 2024, contra cerca de 160 pontos base no final do ano passado.
Por outro lado, a economia japonesa, que entrou inesperadamente em recessão no último trimestre do ano passado, devido à fraca dinâmica do consumo e das despesas de capital, levou os investidores a repensarem as hipóteses de uma saída a curto prazo do Banco do Japão (BOJ) da sua política monetária ultra-frouxa.
“De momento, os dados provenientes do Japão dizem-nos que a situação não é tão animadora como o BOJ gostaria de ver para começar a afastar-se das taxas de juro negativas”, disse Rodrigo Catril, estratega cambial sénior do National Australia Bank (NAB).
No mercado mais alargado, o dólar subiu, embora os movimentos tenham sido bastante moderados devido ao feriado de segunda-feira nos Estados Unidos para o Dia do Presidente.
Contra o dólar, o euro caiu 0,09% para $1,0770, enquanto a libra esterlina caiu 0,06% para $1,2588.
O dólar neozelandês desceu 0,11% para 0,6143 dólares.
“Ainda estamos presos nestas gamas até certo ponto, e à espera de dados mais significativos ou materiais que nos façam oscilar para um lado ou para o outro”, disse Catril do NAB. “Então, para isso, os dados vindos dos EUA continuam sendo fundamentais.”
No mercado de títulos, os rendimentos do Tesouro dos EUA subiram em resposta aos dados de inflação da semana passada e à reavaliação das expectativas do Fed.
O rendimento de referência a 10 anos subiu cerca de 2 pontos base para 4,3166%, enquanto o rendimento a dois anos se manteve em 4,6565%.
O índice do dólar, uma medida do dólar em relação aos principais pares, subiu 0,03% para 104,33.
Na Austrália, o dólar australiano caiu 0,14% para US $ 0,6531.
As actas da reunião de Fevereiro do Banco da Reserva da Austrália, publicadas na terça-feira (20 de Fev), mostraram que os decisores políticos consideraram aumentar as taxas em mais um quarto de ponto, mas decidiram manter-se estáveis, dado que foram feitos progressos na inflação e o mercado de trabalho estava a afrouxar mais rapidamente do que o esperado.
Comentários
Dólar mantém estabilidade antes de dados cruciais de inflação nos EUA
11 de Dezembro, 2024
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Qualidade e Competitividade: Como Moçambique enfrenta os obstáculos da certificação
11 de Dezembro, 2024 -
Zimbábue visa maior participação em projectos de mineração
11 de Dezembro, 2024 -
Encerramento da fronteira entre África do Sul e Moçambique afeta logística regional
11 de Dezembro, 2024
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Qualidade e Competitividade: Como Moçambique enfrenta os obstáculos da certificação
11 de Dezembro, 2024 -
Zimbábue visa maior participação em projectos de mineração
11 de Dezembro, 2024
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023 -
FACIM 2023 decorrerá de 28 de Agosto a 02 de Setembro
28 de Junho, 2023