O Fundo Monetário Internacional chegou a um acordo com a Zâmbia sobre a segunda revisão da sua Facilidade Alargada de Crédito, desbloqueando mais US$ 184 milhões de dólares após a aprovação do conselho de administração do FMI, disse o Fundo na segunda-feira, 20 de Novembro.
O chefe da missão do FMI para a Zâmbia acrescentou, num comunicado, que o Fundo saudou o memorando de entendimento da Zâmbia com os seus credores oficiais e as discussões em curso com os credores privados para chegar a um acordo sobre a reestruturação da dívida.
A chefe da missão para a Zâmbia afirmou que a Zâmbia poderá ter de continuar a adoptar uma política monetária mais restritiva para conter as pressões inflacionistas e que a constituição de reservas reforçaria a capacidade de resistência externa do país da África Austral.
Na segunda-feira, a Zâmbia sofreu um grande revés nos seus esforços de reestruturação da dívida, depois de o governo ter afirmado que um acordo revisto para reestruturar US$ 3 mil milhões de dólares de euro-obrigações não poderia ser implementado nesta altura devido a objecções dos credores oficiais, incluindo a China.