ICM delineia estratégias para alcance da meta de produção de cereais preconizada no PESOE 2024
- Os dados contidos no Plano Económico e Social e Orçamento do Estado – PESOE, aprovado no ano passado, pelo Parlamento moçambicano indicam que o sector da agricultura espera produzir, durante este ano, mais de três milhões de toneladas de cereais.
As projecções do sector prevêem ainda a produção de oleaginosas, hortícolas, raízes e tubérculos, amêndoas, bem como, perto de seiscentos mil toneladas de leguminosas, entre outros.
Desta feita, o Instituto de Cereais de Moçambique – ICM está a delinear as linhas de intervenção para o alcance das metas preconizadas no Plano Económico e Social e Orçamento do Estado para o ano em curso, sobre a produção de cercais um pouco pelo país.
Para efeito, a instituição esteve, recentemente, reunida, sob lema “Fortalecer as parcerias e sinergias com os actores da comercialização agrícola rumo à dinamização da produção agrícola”, visando avaliar as acções estratégicas.
No quadro de acesso aos serviços de assistência técnica e extensão rural, o país espera contratar 455 extensionistas para assistir 1,2 milhão de famílias e integrar 455.463 a diferentes cadeias produtivas.
Projecta igualmente, libertar quinze variedades de culturas de alto valor nutritivo e produtivo e resilientes às mudanças climáticas, produzir quinhentas toneladas de semente básica e certificar 15 mil toneladas de sementes.
Recordar que o Governo delegou ao ICM, a missão de garantir a coordenação geral do processo de comercialização, intervir como comprador de último recurso, assegurar a criação da reserva física alimentar, criar e promover condições de armazenamento de cereais e leguminosas nas zonas rurais.
Deve igualmente promover parcerias e sinergias para o escoamento dos excedentes agrícolas e colaborar na coordenação da colocação, no mercado nacional e internacional, de cereais, leguminosas e outros produtos contribuindo deste modo para a estabilização dos preços.
De acordo com as estimativas para este ano, prevê-se em termos percentuais que a produção global aumente em 5,7%, alavancada pelos cereais, onde o volume previsto é de pouco mais de três milhões de toneladas.
Comentários
Grupo Líbio planeia investimento na produção de arroz em Moçambique
16 de Janeiro, 2025Produção de macadâmia em Moçambique atinge cinco mil toneladas
2 de Janeiro, 2025Oceanografia deve servir a economia pesqueira estimulando a produtividade
23 de Dezembro, 2024
Conecte-se a Nós
Economia Global
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023 -
FACIM 2023 decorrerá de 28 de Agosto a 02 de Setembro
28 de Junho, 2023