fbpx

Investimento em combustíveis fósseis deve ultrapassar US$ 1 bilião em 2023, níveis “mais do que o dobro” necessários para um futuro net-zero, diz AEI

0
165
  • “Os gastos actuais com investimento em combustíveis fósseis são mais do que o dobro dos níveis necessários no cenário de emissões líquidas zero até 2050”, revela a Agência Internacional de Energia;
  • Por cada dólar investido em combustíveis fósseis, cerca de 1,7 dólares estão agora a ser canalizados para energias limpas.

O investimento global em energia deve atingir cerca de 2,8 biliões de dólares em 2023, de acordo com um novo relatório da Agência Internacional de Energia. A entidade acrescenta que com mais de 1,7 biliões de dólares desse valor é destinado a tecnologias de energia limpa, como veículos eléctricos, energias renováveis e armazenamento.

Analistas e investidores, entre outros defensores da transição para um futuro sustentável, acolhem com agrado este último número, no entanto, receia-se que provavelmente fiquem desanimados com a projecção da AIE de que carvão, gás e petróleo ainda estão no caminho certo para atrair “um pouco mais” de US$ 1 bilião de dólares em investimentos este ano.

“Os gastos actuais com investimento em combustíveis fósseis são agora mais do dobro dos níveis necessários no cenário de emissões líquidas zero até 2050”, disse o relatório de investimento mundial em energia da AIE para 2023.

“O desalinhamento para o carvão é particularmente marcante: os investimentos de hoje são quase seis vezes os requisitos de 2030 do Cenário NZE”, acrescentou.

Grande debate

Ao longo dos últimos anos, figuras de alto nível, como o secretário-geral da ONU, António Guterres, deram a conhecer os seus sentimentos em relação aos combustíveis fósseis.

Em Junho do ano passado, Guterres criticou novos financiamentos para a exploração de combustíveis fósseis. Ele a descreveu como “delirante” e pediu o abandono do financiamento de combustíveis fósseis.

Apesar destas preocupações, a indústria de petróleo e gás continua a desenvolver projectos em todo o mundo.

Em Outubro de 2022, por exemplo: A BP – O chefe Bernard Looney disse que a estratégia de sua empresa estava centrada em investir em hidrocarbonetos e, ao mesmo tempo, colocar dinheiro na transição energética planeada.

Mudança a chegar?

Embora haja preocupações sobre o dinheiro que flui para os combustíveis fósseis, Fatih Birol, director executivo da AIE, procurou destacar o que poderia ser uma mudança significativa no futuro.

“A energia limpa está se movendo rapidamente – mais rápido do que muitas pessoas imaginam”, disse ele em um comunicado divulgado ao lado do relatório da AIE. “Isso é claro nas tendências de investimento, onde as tecnologias limpas estão se afastando dos combustíveis fósseis.”

“Por cada dólar investido em combustíveis fósseis, cerca de 1,7 dólares estão agora a ser canalizados para energias limpas”, acrescentou Birol, explicando que este rácio era de um para um há apenas cinco anos.

“Um exemplo brilhante é o investimento em energia solar, que deve ultrapassar o montante de investimento na produção de petróleo pela primeira vez.”

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários