fbpx

PIB real cresceu 5,4% no quarto trimestre de 2023, confirma o Banco de Moçambique

0
681

Referindo-se aos desenvolvimentos recentes da economia de Moçambique e perspectivas de curto prazo, o “Boletim de Conjuntura e Perspectivas de Inflação”, do Banco de Moçambique (BdM), recentemente publicado, indica que no quarto trimestre de 2023, o PIB real cresceu 5,4 %, a reflectir a melhoria da actividade económica na maior parte dos sectores, com destaque para a agricultura, pesca e serviços de transportes e comunicações.

No curto prazo, refere a publicação, excluindo a produção de gás natural liquefeito (GNL), prevê-se uma recuperação gradual da actividade económica, a reflectir as perspectivas de melhoria do desempenho da indústria extractiva e do sector terciário, não obstante os impactos dos eventos climáticos extremos.

A fonte refere ainda que, em Fevereiro de 2024, a inflação anual desacelerou para 4,0 %, a traduzir o abrandamento dos preços dos bens alimentares e dos administrados. Assim, na perspectiva do BdM, para o curto prazo, prevê-se uma ligeira aceleração da inflação, a reflectir os efeitos dos choques climáticos e a repassagem do aumento dos preços dos combustíveis e da tarifa de portagem na África do Sul.

Recorda o “Boletim de Conjuntura e Perspectivas de Inflação”, em termos acumulados, o PIB real cresceu 5,0 % em 2023, contra 4,2 % em 2022.

Para o curto prazo, o BdM, prevê uma ligeira aceleração do crescimento do PIB, excluindo a produção de GNL.

“Esta previsão é sustentada pelas perspectivas de melhoria do desempenho da indústria extractiva e do sector terciário, não obstante a ocorrência de eventos climáticos extremos”. Lê-se no “Boletim de Conjuntura e Perspectivas de Inflação”, referente ao IV trimestre de 2023.

Acrescenta o documento que a evolução recente do Índice de Produção Industrial (PMI) corrobora a melhoria gradual da actividade económica no curto prazo, ao apontar para um aumento da confiança das empresas quanto à actividade futura, em face do incremento do volume de vendas e de novas encomendas.

Há também uma referência nesta informação de conjuntura económica do BdM, ao facto de o endividamento público interno ter aumentado no período em analise ou seja, IV trimestre de 2023,  e explica: “O montante cumulativo de créditos internos contratados entre Dezembro de 2023 e Março de 2024 incrementou em cerca de 31.663 milhões de meticais, perfazendo um stock total da dívida interna de cerca de 344.004 milhões de meticais”

A fonte detalha que, dos principais instrumentos utilizados para financiar o défice de tesouraria do Estado, destacam-se as obrigações do Tesouro e adiantamentos

Relativamente as reservas internacionais do País, a indicação é que estas mantêm- se em níveis confortáveis.

“A posição externa do país, medida pelas reservas internacionais brutas, mantém-se em níveis confortáveis, tendo, até ao dia 22 de Março de 2024, registado um saldo acumulado de cerca de USD 3.614 milhões, o suficiente para garantir a cobertura de cerca de 5 meses de importações de bens e serviços, excluindo os grandes projectos”.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários