fbpx

Preços do petróleo oscilam perto de máximos de três semanas devido às tensões no Médio Oriente e à procura na China

0
448

Os preços do petróleo mantiveram-se praticamente estáveis em 20 de Fev, pairando perto de máximos de três semanas, com o aumento das tensões no Médio Oriente e a recuperação da procura chinesa. Os futuros do Brent desceram 11 cêntimos para 83,45 dólares por barril, às 04:13 GMT do mesmo dia.

O petróleo americano West Texas Intermediate (WTI) para entrega em abril caiu 11 centavos para $78,35 por barril. O contrato de março do WTI subiu 36 centavos para $79,55 por barril, com os comerciantes  a se preparem para o vencimento do contrato durante o dia. Não houve liquidação para o WTI na segunda-feira (19 de Fev), devido a um feriado público dos EUA.

Os mercados de petróleo estiveram “marginalmente mais baixos” em “negociações tranquilas durante o feriado do Dia do Presidente nos EUA e com as preocupações com a demanda compensando as tensões geopolíticas do Médio Oriente”, disse o analista de mercado do IG, Tony Sycamore, em uma nota.

Os Houthis, alinhados com o Irão, continuaram os seus ataques às rotas marítimas no Mar Vermelho e no Estreito de Bab al-Mandab, com pelo menos mais quatro navios atingidos por ataques de drones e mísseis desde sexta-feira. Um deles, o cargueiro Rubymar, com bandeira de Belize, registado no Reino Unido e gerido pelo Líbano, no Golfo de Aden, estava em risco de se afundar, disseram os Houthis, aumentando a parada na sua campanha para perturbar a navegação global em solidariedade com os palestinianos em Gaza.

“Os sinais de uma procura mais forte na China também impulsionaram o sentimento”, escreveram os analistas do ANZ numa nota. 

As receitas do turismo na China aumentaram 47,3% em termos anuais e subiram acima dos níveis pré-COVID durante o feriado nacional do Ano Novo Lunar que terminou no sábado. A China também reduziu a taxa de referência para os empréstimos hipotecários mais do que o esperado na terça-feira (20 de Fev), numa tentativa de apoiar o seu mercado imobiliário e a sua economia.

No entanto, os factores de apoio aos preços não compensaram completamente as preocupações com a procura. Na semana passada, um relatório pessimista da Agência Internacional de Energia (AIE) reviu em baixa a previsão de crescimento da procura de petróleo para 2024, com base nas expectativas de que as energias renováveis iriam suplantar a utilização de combustíveis fósseis.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários