fbpx

PRONACER assegura participação de mais 20 PME´s na cadeia de bens e serviços dos grandes projectos

0
447

_ São 20 PME´s de diversos sectores de actividade que beneficiaram de auditorias internas para certificação no âmbito do programa, passando a estar preparadas para aproveitar as oportunidades de negócio nas cadeias de valor dos grandes projectos em operações no País.

A participação das PME’s na cadeia de valor dos grandes projectos constitui uma das maiores preocupações deste segmento nos seus esforços em encontrar um crescimento continuado e sustentável. A iniciativa PRONACER, Programa Nacional de Certificação vem em certa medida ajudar as PME’s a qualificarem-se perante as janelas de oportunidades emergentes.

O PRONACER é promovido pela CTA em parceria com a Fundação para a Melhoria de Ambiente de Negócios – FAN. Neste momento, um total de 20 PME´s de diversos sectores de actividade já receberam auditorias internas para a certificação e passarão a estar mais preparadas para aproveitar as oportunidades, particularmente, nas cadeias de valor das multinacionais do sector do sector extractivo – carvão, petróleo e gás natural.

Os promotores da iniciativa esperam que mais empresas adiram e, subsequentemente possam estar em condições de dar resposta a crescente demanda por empresas “credíveis” para o fornecimento de bens e serviços aos grandes projectos.   

“Gostaríamos de ver empresas que fornecem produtos perecíveis às multinacionais para também aderirem ao processo de certificação como forma de aumentar a qualidade dos nossos serviços mas também obter oportunidades de negócio no âmbito desta iniciativa”, destacou o Presidente da CTA, Agostinho Vuma, falando por ocasião da entrega do primeiro certificado no âmbito do programa à PROCOMPUTERS, uma empresa especializada em tecnologias de informação e comunicação.

Agostinho Vuma, Presidente da CTA

O programa iniciou com 155 empresas ao nível de todo país, sendo que destas 100 ficaram beneficiadas da capacitação sobre a importância, necessidade e tipos de certificação requeridas para os negócios das multinacionais. Após o processo de triagem, 25 empresas foram pré-seleccionadas e apenas 20 receberam as auditorias internas para respectiva certificação, devendo receber os respectivos certificados ao longo do ano em curso.

Os benefícios imediatamente percebidos pelas PME estão associados às oportunidades de participação nos grandes projectos, entretanto, a certificação também envolve muitas outras vantagens incluindo ao nível da competitividade, sendo até considerada um factor de sustentabilidade das empresas.

 “O futuro vai exigir sempre que os nossos produtos e serviços sejam certificados ou, no mínimo, demostrem que cumprem com requisitos internacionalmente aceites, requisitos que constem de normas técnicas”, destacou Geraldo Albasine, Director Geral do Instituto Nacional de Normalização e Qualidade – INNOQ, entidade responsável pela produção de normas técnicas no país e escolhida pelo sector privado para fornecer apoio na operacionalização do programa.   

Geraldo Albasine, Director Geral do INNOQ

Lançado em 2019, o PRONACER tem a virtude de, além da capacitação, prever uma comparticipação em 50% dos custos da certificação das PMEs contribuindo, assim, para a mitigação daquele que tem sido apontado como um dos principais desafios neste processo de conformidade das empresas com os padrões internacionais, que é precisamente o custo da certificação que, entretanto, deve ser visto mais do lado de valor ou investimento estratégico e não como uma mera despesa.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários