fbpx

O rand, a divisa da África do Sul caiu para uma mínima recorde à medida que novo aumento de juros pelo Banco Central do País levantou preocupações sobre as perspectivas para o crescimento económico.

O Banco da Reserva da África do Sul aumentou a sua taxa directora em 50 pontos base, para 8,25%, a mais alta desde a crise financeira, justificando que a política restritiva é necessária para conter a inflação, embora tenha alertado que ser provável um maior enfraquecimento do rand.

A medida adicionará pressão a uma economia que deve crescer apenas 0,3% este ano, diante de uma escassez de electricidade sem precedentes.

O rand caiu 2,6% para 19,7640 por dólar, rompendo o nível recorde de fraqueza estabelecido na semana passada na sequência de uma disputa diplomática com os EUA sobre os laços da África do Sul com a Rússia. A curva de rendimentos dos títulos do Governo se inclinou, com a taxa dos títulos de 2044 subindo 11 pontos-base, à medida que os traders precificavam uma desaceleração do crescimento.

“A saúde da economia local é agora a principal preocupação”, disse Brendan McKenna, estrategista de mercados emergentes da Wells Fargo Securities, em Nova Iorque. “É difícil fazer um argumento realmente convincente para implantar capital para a África do Sul e o rand no momento.

O rand tem sido uma moeda EM que teve um desempenho inferior durante a maior parte deste ano e, dado o comentário do SARB hoje, é provável que o desempenho abaixo do esperado continue.”

O modelo de previsão da Bloomberg baseado nos preços das opções de compra e venda do rand mostra uma chance de 53% de a moeda ultrapassar 20 por dólar na próxima semana. Isso se compara com uma probabilidade de apenas 6,8% antes da decisão de juros de quinta-feira.

Os cinco membros do comité de política monetária votaram a favor do aumento de meio ponto, a primeira decisão unânime desde Setembro de 2021.

Houve um acumulado de 475 pontos-base de aumentos das taxas de juros desde Novembro de 2021, o ciclo de aperto monetário mais agressivo em pelo menos duas décadas.

“O rand deve se fortalecer após um aumento da taxa de juros, mas dada a reacção fraca na moeda, o mercado parece pensar que isso é um potencial erro de política”, disse Michelle Wohlberg, analista de renda fixa do Rand Merchant Bank em Joanesburgo.

“A curva de juros se inclinou agressivamente após o aumento dos juros, à medida que os temores fiscais começam a jogar na mente dos investidores devido às fracas perspectivas de crescimento.”

O índice de acções de referência do país ganhou 0,8%, impulsionado por empresas que se beneficiam de um rand mais fraco. A varejista de luxo Richemont subiu 4,2%, enquanto a mineradora global diversificada Anglo American subiu 2,4%.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários