fbpx

O Comité de Política Monetária (MPC) do South African Reserve Bank (SARB) votou pelo aumento das taxas de juro em 50 pontos base na sua reunião de hoje, para 8,25%.

É o décimo (10º) aumento consecutivo da taxa de juro no actual ciclo de alta, que começou em Novembro de 2021. Com este ultimo o aumento, o SARB, Banco Central da Africa do Sul, procedeu a um aumento cumulativo de 475 pontos bases

“Prevê-se que a inflação global permaneça acima do limite superior da meta de inflação até o terceiro trimestre deste ano e só reverterá de forma sustentável para o ponto médio da meta até o segundo trimestre de 2025”, disse o Governador do SARB, Lesetja. Kganyago, como justificativa para o aumento de 50 pontos base.

Kganyago também mencionou o impacto das actuais restrições no fornecimento de electricidade na decisão do MPC: “Além disso, a redução de carga pode ter efeitos de preço mais amplos no custo de fazer negócios e no custo de vida, principalmente à medida que o consumo de diesel aumenta.”

Este último aumento da taxa de juro eleva a taxa de empréstimo principal (prime lending rate) do País para 11,75% – a mais alta desde 2009.

O Reserve Bank tem tentado reduzir a inflação e colocá-la dentro de sua meta desde o início do ciclo de alta, mas não teve sucesso.

No entanto, há alguma esperança no horizonte, pois esse aumento ocorre à luz dos dados de inflação de Abril, que indicam que a inflação anual dos preços ao consumidor (IPC) foi de 6,8% em Abril de 2023, abaixo dos 7,1% em Março de 2023.

Embora não esteja dentro da meta do SARB, a inflação de Abril é a mais baixa do País desde Maio de 2022, e é a primeira vez que a taxa caiu mês a mês desde Janeiro de 2023.

No entanto, a inflação de alimentos e a core inflation (inflação de custos dos bens e serviços excluindo os sectores alimentar e energético) permanecem altos e rígidos, o que provavelmente foi um factor de contribuição significativa para a decisão do SARB.

Expectativas

O aumento das taxas de juro na África do Sul, está em linha com a maioria das expectativas do mercado. Muitos especialistas previram um aumento de 25 a 50 pontos-base para esta reunião e foram unânimes em que um aumento iria ocorrer junto com a inflação, a força do rand foi um factor importante a ser considerado na reunião deste mês, já que a moeda sofreu uma queda significativa recentemente.

O rand está sendo negociado acima de R19 em relação ao dólar desde que o embaixador dos EUA acusou a África do Sul de fornecer armas à Rússia para ajudá-la em sua guerra com a Ucrânia.

De acordo com Kganyago, “dado os riscos de inflação ascendente, maiores necessidades de financiamento interno e externo e redução de carga, parece provável que haja mais fraqueza da moeda”.

Os especialistas estão incertos sobre se este será o último aumento da taxa de juro no ciclo ou se há mais problemas escondidos.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários