fbpx

Saída da “Lista Cinzenta”: Submetido primeiro relatório de avaliação

0
415

Moçambique já submeteu o seu primeiro relatório de avaliação ao Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), no quadro dos passos que o país está a dar para saída da “lista cinzenta”, revelou uma fonte do Ministério da Economia e Finanças (MEF).

A informação foi submetida, especificamente, ao Grupo de Revisão e Cooperação Internacional (ICRG, na sigla em inglês), entidade que congrega especialistas que fiscalizam o progresso dos países em matérias relacionadas com a lavagem de dinheiro e branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, sendo que no quadro do processo Moçambique é obrigado a prestar contas dentro de um plano estabelecido.

Segundo a fonte, no próximo dia 7 de Abril o ICRG irá produzir a sua avaliação sobre o desempenho de Moçambique, desde que o país foi colocado sob vigilância do Grupo de Acção Financeira Internacional em Outubro do ano passado.

Para sair da lista cinzenta, Moçambique deverá, entre outras, efectuar até 2024 a avaliação nacional de riscos para as organizações não governamentais, instalar um sistema para a identificação do beneficiário efectivo e desenvolver acções de cooperação nacional e internacional no que respeita à lavagem de dinheiro, branqueamento de capitais e combate ao terrorismo.

Os Estados Unidos da América, União Europeia e o Banco Mundial apoiam Moçambique para, nos próximos dois anos, sair da lista em causa.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários