
Saída da “Lista Cinzenta”: Submetido primeiro relatório de avaliação
Moçambique já submeteu o seu primeiro relatório de avaliação ao Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), no quadro dos passos que o país está a dar para saída da “lista cinzenta”, revelou uma fonte do Ministério da Economia e Finanças (MEF).
A informação foi submetida, especificamente, ao Grupo de Revisão e Cooperação Internacional (ICRG, na sigla em inglês), entidade que congrega especialistas que fiscalizam o progresso dos países em matérias relacionadas com a lavagem de dinheiro e branqueamento de capitais e financiamento ao terrorismo, sendo que no quadro do processo Moçambique é obrigado a prestar contas dentro de um plano estabelecido.
Segundo a fonte, no próximo dia 7 de Abril o ICRG irá produzir a sua avaliação sobre o desempenho de Moçambique, desde que o país foi colocado sob vigilância do Grupo de Acção Financeira Internacional em Outubro do ano passado.
Para sair da lista cinzenta, Moçambique deverá, entre outras, efectuar até 2024 a avaliação nacional de riscos para as organizações não governamentais, instalar um sistema para a identificação do beneficiário efectivo e desenvolver acções de cooperação nacional e internacional no que respeita à lavagem de dinheiro, branqueamento de capitais e combate ao terrorismo.
Os Estados Unidos da América, União Europeia e o Banco Mundial apoiam Moçambique para, nos próximos dois anos, sair da lista em causa.
Comentários
Rand cai para mínima recorde
26 de Maio, 2023
Mais notícias
-
Niassa incentiva mais investimento para a produção de Macadâmia
17 de Março, 2023 -
Vote For The Greatest World Cup Player of All Time on Twitter
27 de Maio, 2018 -
AGRONEGÓCIO: O FLAGELO DAS INFRAESTRUTURAS…
7 de Fevereiro, 2020
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Pesos pesados vão desenvolver Mphanda Nkuwa
26 de Maio, 2023 -
SA Reserve Bank implementa 10º aumento consecutivo da taxa de juros
26 de Maio, 2023
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Pesos pesados vão desenvolver Mphanda Nkuwa
26 de Maio, 2023 -
SA Reserve Bank implementa 10º aumento consecutivo da taxa de juros
26 de Maio, 2023
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
Cerveja Mafalala: um ano de sabor genuinamente moçambicano
10 de Dezembro, 2019 -
Metical deverá continuar na rota da depreciação
4 de Abril, 2020