Singapura a caminho de liderar o mercado do ouro à medida que o “centro de gravidade” se desloca para leste – World Gold Council
- Singapura está a preparar-se para se tornar um importante centro de ouro, à medida que o comércio se desloca para leste, afirmou Shaokai Fan, Director do Conselho Mundial do Ouro para a Ásia-Pacífico e Director Global dos Bancos Centrais.
- A proximidade do País com estes bancos centrais, que estão activamente a adquirir ouro, é uma das principais razões para tal, afirmou Fan.
- Este facto vem juntar-se ao aumento do consumo de ouro por parte das principais economias de mercado emergentes, a maioria das quais se concentra na Ásia.
De acordo com o Conselho Mundial do Ouro, Singapura está a preparar-se para se tornar um dos principais centros de ouro, à medida que o comércio se desloca para leste.
Uma das principais razões é que o consumo de ouro nas principais economias emergentes está a aumentar, e a maioria destes mercados está concentrada na Ásia, disse Shaokai Fan, director da Ásia-Pacífico e director global dos bancos centrais.
A proximidade de Singapura a estes bancos centrais, que estão activamente a adquirir ouro, é outro factor, acrescentou.
“O centro de gravidade do mercado do ouro deslocou-se para leste, com Singapura, fortuitamente colocada como o potencial fulcro deste novo equilíbrio”, disse Fan na Conferência Ásia-Pacífico sobre Metais Preciosos, realizada em Singapura.
A China é o maior consumidor de ouro do mundo e o seu banco central é o maior comprador de ouro, numa altura em que o País procura aumentar as suas reservas de ouro.
Entre os bancos centrais, o Banco Popular da China foi o maior comprador de ouro em 2023.
O Japão também mostrou uma resiliência contínua na procura de ouro, registando a maior procura de jóias de ouro no primeiro trimestre desde 2019, segundo um relatório recente do WGC.
Do mesmo modo, a Coreia do Sul registou o aumento trimestral mais acentuado nas compras de ouro em mais de dois anos.
Além disso, Singapura está próxima de cerca de 25% dos centros mundiais de fornecimento de ouro, como a China, a Austrália, a Indonésia, as Filipinas, a Papua Nova Guiné e o Laos.
A necessidade de encontrar um centro oficial de reservas de ouro tornou-se uma preocupação crescente para os banqueiros centrais de todo o mundo, especialmente no contexto de um clima geopolítico volátil, disse Fan. Acrescentou que Singapura poderia tornar-se uma “alternativa verdadeiramente viável” a Londres e Nova Iorque como centro de armazenamento de ouro dos bancos centrais.
“Singapura está preparada para liderar o mercado do ouro no futuro”, afirmou Fan, explicando que outros factores que contribuem para o importante papel de Singapura no futuro do mercado do ouro incluem o compromisso do país com a estabilidade política e a eliminação do imposto sobre as vendas de ouro para investimento.
“A eliminação do GST sobre o ouro para investimento em Singapura e a criação de refinarias de boa qualidade reforçaram a posição de Singapura como um dos principais centros de comércio de ouro”, explicou Fan.
Desde Outubro de 2012, o governo de Singapura isentou o Imposto sobre Bens e Serviços (GST), também conhecido como imposto sobre vendas, dos metais preciosos para investimento.
Comentários
Dólar mantém estabilidade antes de dados cruciais de inflação nos EUA
11 de Dezembro, 2024
Mais notícias
-
Países da região articulam melhorias nos sistemas de aviso prévio
6 de Setembro, 2022 -
Descartada nova restruturação da dívida
9 de Novembro, 2021
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Qualidade e Competitividade: Como Moçambique enfrenta os obstáculos da certificação
11 de Dezembro, 2024 -
Zimbábue visa maior participação em projectos de mineração
11 de Dezembro, 2024 -
Encerramento da fronteira entre África do Sul e Moçambique afeta logística regional
11 de Dezembro, 2024
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Qualidade e Competitividade: Como Moçambique enfrenta os obstáculos da certificação
11 de Dezembro, 2024 -
Zimbábue visa maior participação em projectos de mineração
11 de Dezembro, 2024
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023 -
FACIM 2023 decorrerá de 28 de Agosto a 02 de Setembro
28 de Junho, 2023