Telemedicina já chegou ao País

0
1492

_Embora estejamos, localmente, ainda nos primórdios, o primeiro passo está dado e tem o seu mérito.

Um grupo de profissionais locais com experiência comprovada em diversas áreas da medicina decidiu unir esforços para conceber e operacionalizar aquela que é a primeira plataforma digital com serviços de telemedicina do País, Dr. Moz.

Com pouco mais de US$ 250 mil dólares em investimento, a iniciativa surge para fazer face a limitação no acesso aos serviços de saúde no País, sobretudo nas áreas rurais, disponibilizando serviços de telemedicina que, entre outros benefícios, auxiliam na identificação e tratamento precoce de diversas enfermidades.

Conforme referem os próprios promotores da iniciativa, o propósito central é ampliar o acesso facilitado aos serviços de saúde e bem-estar, através de soluções práticas que possam contribuir com eficácia na prevenção de doenças e agilidade na obtenção de cuidados médicos diversificados: “Embora o objectivo principal seja a plataforma servir de um hub de informação sobre tudo que é a saúde e bem-estar, a inovação que irá trazer será a telemedicina: as consultas sem ter que se deslocar”, avançou Sabina Ali, co-fundadora da iniciativa.

Segundo explicou, o objectivo principal é expansão do acesso a soluções de saúde ao nível do país. Com efeito, a plataforma promoverá uma maior interacção entre os médicos e pacientes, permitindo fazer a marcação de consultas e localizar os profissionais mais adequados as necessidades de cada paciente, sem a necessidade de o utilizador se deslocar de casa.

Trata-se, essencialmente, de um motor de busca avançado ligando profissionais da saúde aos seus pacientes, incorporando tecnologias de informação e comunicação que proporcionam aos usuários uma busca facilitada por serviços na área da saúde e bem-estar.

Embora se trate de uma plataforma online, avançou, a Dr. Moz conta com a possibilidade de futuramente se instalar em alguns pontos do país, para um atendimento directo aos seus utentes sempre que for necessário e assegura a existência de um intercâmbio com profissionais de outras unidades sanitárias para melhor responder a demanda.

Rapidez, acessibilidade e segurança são as caracterizam a plataforma que, além de serviços de consultas gratuitas, permite aos usuários aderir a planos de saúde, consultar a lista de provedores de saúde que o seu seguro cobre, identificação de medicamentos, farmácia, clínicas, hospitais públicos e privados, e serviços ligados ao sector da saúde. (OE)

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.