fbpx

Através de uma Oferta Pública de Subscrições, a Tropigália, uma empresa do ramo da distribuição de produtos alimentares, com 18 anos no mercado, tornou-se na mais recente empresa a cotar-se na BVM, configurando a primeira operação de Oferta Pública de Subscrição realizada por uma empresa de capitais privados, depois de cinco públicas ou, pelo menos, comparticipadas pelo Estado.

Trata-se de uma empresa que tem vindo a crescer, nos últimos anos, a taxas medias anuais, nos últimos 7 anos, acima de 25% e, tal como refere o PCA da BVM Salim Valá, “trata-se de uma empresa que fala por si” e nesse sentido é um exemplo para aquilo que o BVM tem estado a dizer ao mercado, sobre as alternativas de financiamento via mercado de capitais. “Credibiliza a nossa instituição e incentiva outros agentes económicos a enveredarem pelo mesmo caminho”. Disse Salim Valá, falando a margem da cerimonia quer marcou oficialmente o lançamento do processo da venda de 10% do Capital Social da Tropigália.

Classificada pela própria empresa como um marco histórico, a admissão a cotação da Tropigália, foi um acto público bastante concorrido por representantes e gestores do sector bancário, mas também por potenciais investidores.

Efectivamente a Tropigália faz uma Oferta Pública de Subscrição de até 3.078.507 (três milhões, setenta e oito mil, quinhentas e sete) acções nominativas, preferenciais, sem direito de voto, não remíveis e escriturais, livres de quaisquer ónus ou encargos e com todos os correspondentes os direitos e obrigações inerentes, com o valor nominal de MT 20,0 (vinte meticais) cada. As acçoes da  Classe B estão ao preço unitário de MT 100 (cem meticais) relativamente ao Segmento A, e MT 120 (cento e vinte meticais) relativamente ao Segmento B.

O Segmento A, compreende os  trabalhadores da Tropigália e Investidores Jovens. Estes podem apresentar ordens de subscrição para um mínimo de 50 (cinquenta) Acções, sendo que acima desta quantidade as ordens serão apresentadas em quantidades múltiplas de 1 (uma) Acção, com um limite máximo de subscrição de 10.000 (dez mil) Acções por investidor

O Segmento B, compreende o público em geral, investidores singulares, colectivos, institucionais, moçambicanos ou estrangeiros, residentes ou não residentes em Moçambique que que poderão apresentar ordens de subscrição para um mínimo de 50 (cinquenta) Acções, sendo que acima desta quantidade as ordens serão apresentadas em quantidades múltiplas de 1 (uma) Acção, com um limite máximo de subscrição de 3.078.507 (três milhões, setenta e oito mil, quinhentas e sete) Acções por investidor. As ordens de subscrição neste segmento beneficiam de uma Garantia de Subscrição de 10.000 (dez mil) Acções por investidor.

Um facto que se destaca nesta operação é o facto de aos jovens terem sido concedidas algumas vantagens, como sejam,  aqueles que têm até 30 anos de idade, completos até 31 de Dezembro, têm prioridade e preferência, ao poderem pagar entre 17 e 21 de Outubro, 100 meticais por acçao Depois desse período, os preços serão uniformizados e ajustados a 120 Meticais.

Adolfo Correia – CEO da Tropigália e Accionista maioritário

Adolfo Correia, CEO da Tropigalia e accionista maioritário, disse sobre a operação que a mesma  mais do que financiar as necessidades de expansão e consolidação das operações da  empresa, que já está presente, como delegações,  em particamente todas as províncias do Paás, significa oportunidade de apropriação da mesma pelos moçambicanos e pelos colaboradores  reforçando a moçambicanidade da empresa.

A Tropigália que tem mais de doze mil clientes, comercializa mais de três mil produtos e é a empresa líder a nível nacional na distribuição logística e comercial de produtos de grande consumo (FMCG – Fast Moving Consumer Goods).

Os resultados económicos financeiros do exercício de 2021, mostram a Tropigália com um  volume de vendas de bens e serviços 3.233.697.312  de meticais, uma Margem Bruta 22,9% Resultado Operacional 239.486.644 de meticais e Resultados Líquidos 148.776.494 meticais.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários