
UE compromete-se na concessão de uma ajuda de 680 milhões de dólares à Etiópia
A União Europeia prometeu na terça-feira, 03 de Outubro, um pacote de ajuda de US$ 680 milhões de dólares para a Etiópia, que foi adiado devido a uma guerra civil de 2020-2022 na região norte de Tigray.
Milhares de pessoas morreram e milhões foram deslocadas num conflito de dois anos entre o governo e as forças regionais de Tigray. O conflito terminou formalmente em novembro passado.
As restrições de acesso a Tigray durante a guerra levaram muitos dos seus 5,5 milhões de habitantes à beira da fome, segundo grupos de ajuda humanitária e as Nações Unidas.
O acordo de paz tem-se mantido em grande parte, mas os peritos das Nações Unidas afirmam que se têm registado atrocidades desde o fim da guerra em Tigray.
Em finais de julho, eclodiram confrontos na região vizinha de Amhara, onde, segundo dados da ONU, foram mortas pelo menos 183 pessoas.
“A Etiópia está empenhada num processo de paz, de justiça transitória e de reforma. A União Europeia tem apoiado sistematicamente estas acções”, declarou Jutta Urpilainen, Comissária Europeia responsável pelas Parcerias Internacionais, aos jornalistas em Adis Abeba.
“Juntos, a UE e a Etiópia pretendem normalizar gradualmente as relações através de um diálogo político estruturado e reconstruir uma parceria que se reforce mutuamente”, afirmou Urpilainen.
O pacote de ajuda deveria ter sido desembolsado entre 2021 e 2027.
A retoma do apoio ao orçamento por parte da UE, que foi suspenso em janeiro de 2021, dependia do acordo da Etiópia com o Fundo Monetário Internacional sobre um programa de reformas, bem como do cumprimento de outras “condições políticas”, disse ela.
O Ministro das Finanças da Etiópia, Ahmed Shide, disse que o acordo de ajuda significava a “importância estratégica” da parceria da Etiópia com a UE.
Comentários
CTA recomenda prorrogação do prazo de introdução da mistura de biocombustíveis
30 de Novembro, 2023COP28: O que é e por que importa?
29 de Novembro, 2023Estratégia de transição energética orçada em US$ 80 mil milhões de dólares
29 de Novembro, 2023
Mais notícias
-
Covid-19: África lidera subida da inclusão financeira durante a pandemia
12 de Outubro, 2020 -
Vale produz mais de 50 mil mudas
8 de Março, 2021
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Assuntos da TSU concluídos até Dezembro – Adriano Maleiane
30 de Novembro, 2023 -
África do Sul cortará taxas de juro mais cedo do que o esperado – Analistas
30 de Novembro, 2023
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Assuntos da TSU concluídos até Dezembro – Adriano Maleiane
30 de Novembro, 2023 -
África do Sul cortará taxas de juro mais cedo do que o esperado – Analistas
30 de Novembro, 2023
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023 -
FACIM 2023 decorrerá de 28 de Agosto a 02 de Setembro
28 de Junho, 2023