
Maleiane defende que Moçambique deve se inspirar no modelo chinês, para sair da pobreza
Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane e o Presidente chinês, Xi Jinping, mantiveram ontem, no Grande Palácio do Povo, em Beijing, um encontro bilateral, no qual o governante moçambicano manifestou o desejo de colher experiências da China.
O encontro aconteceu no âmbito do Terceiro Fórum da Iniciativa Cinturão e Rota para a Cooperação Internacional.
Maleiane afirmou na ocasião que a China tem vindo a contribuir para o desenvolvimento global.
“Queremos reiterar os nossos agradecimentos pela sua visão, porque achou o caminho para a resolução de muitos problemas que enfrentamos”. Disse.
Maleiane afirmou ainda: “reconhecemos que no vosso país a pobreza absoluta foi eliminada e, estamos certos, isso resulta desta política, desta visão de modernizar a sociedade e isso nós queremos aprender. Viemos com certeza de que sairemos mais inspirados para podermos implementa-la no nosso país”.
Acrescentou que, é por isso que “quando avaliamos a execução dos nossos programas, chamamos sempre a atenção para a necessidade de ver o modelo e a experiência da China”.
O Presidente Xi Jinping disse que a China e Moçambique já alcançaram resultados frutíferos. “Actualmente, 1,4 bilião de chineses, sob liderança do Partido Comunista da China, está a construir um país socialista modernizado, a grande revitalização da nação, mediante a construção do Cinturão e Rota de Alta Qualidade”.
Acrescentou que a China está disposta a continuar a trabalhar com Moçambique e outros países africanos e compartilhar oportunidades e ajudar nos programas de desenvolvimento destes países, para que a população possa ter uma vida melhor.
“China e Moçambique compartilham sofrimentos e alegrias. Há meio século, a China apoiou firmemente a Luta de Libertação Nacional de Moçambique”. Disse Xi Jinping
“Em Maio de 2016, decidi, com o Presidente Filipe Nyusi, elevar a nossa relação para a Parceira de Cooperação Estratégica Global para que a amizade tradicional entre os nossos dois países entre numa nova era”, sublinhou.
Tribunal Administrativo Aponta Irregularidades Nas Contas Do Estado De 2024
24 de Outubro, 2025Moçambique e Zâmbia Avançam com Fronteira de Paragem Única
24 de Outubro, 2025
Mais notícias
-
Governo aprova revisão da lei visando alargamento base tributária
6 de Dezembro, 2023 -
Assegurado financiamento para a construção de 12 hospitais distritais
8 de Janeiro, 2025
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














