Empresas cotadas em bolsa no Zimbabué autorizadas a apresentar relatórios em dólares americanos

0
705
  • A mudança para a moeda local melhoraria a transparência, dizem os correctores de bolsa
  • O maior fabricante local de bebidas está a considerar a possibilidade de apresentar contas em dólares

Naquela que constitui mais um episódio na persistente crise  cambial, as empresas cotadas na Bolsa de Valores do Zimbabué têm agora a opção de preparar as suas demonstrações financeiras em dólares americanos, dada a predominância da moeda na economia, disse o director executivo da bolsa.

A mudança exigirá a aprovação dos directores e dos acionistas, declarou Justin Bgoni, Director Executivo da ZSE, por mensagem de texto. “É um ambiente multi-moeda, então eles podem relatar em dólares americanos.

O Zimbabué prolongou recentemente a utilização do dólar como moeda legal até 2030. As autoridades disseram que essa medida fornece segurança política ao mercado, que foi perturbado por mudanças nas regulamentações monetárias no passado. O dólar do Zimbabwe foi reintroduzido em 2019 após um hiato de uma década, mas crises de instabilidade significam que a maioria dos cidadãos tenta evitar usá-lo para pagamentos.

As empresas têm-se confrontado com uma taxa de câmbio volátil e com um fosso cada vez maior entre o valor oficial e o valor da moeda no mercado paralelo. Este ano, o dólar do Zimbabué enfraqueceu 89% no mercado oficial em relação ao dólar americano.

A utilização de dólares americanos como moeda de referência para os lucros das empresas dará aos investidores “uma imagem muito mais clara da verdadeira rentabilidade”, segundo a Imara Asset Management, uma corretora de Harare que supervisiona mais de 100 milhões de dólares. “A apresentação de relatórios em dólares do Zimbabué, para além de não fazer sentido para os investidores e banqueiros, pode esconder uma multiplicidade de pecados e dá uma impressão errada da verdadeira rentabilidade”, afirmou a corretora numa nota de Outubro.

A maior fabricante de bebidas do Zimbabué, a Delta Corp Ltd, está entre as empresas que estão a considerar a possibilidade de apresentar relatórios em dólares americanos. A moeda representa mais de 80% das suas receitas, disse a Delta durante uma reunião de analistas a 10 de Novembro.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.