A agência Reuters, citando fontes com conhecimento do assunto, revela que os principais bancos estatais da China foram vistos trocando yuans por dólares americanos no mercado de swap onshore e vendendo esses dólares no mercado à vista numa tentativa de apoiar a sua moeda, o yuan nesta terça-feira, 05 de Dezembro.
As medidas do banco estatal chinês surgem numa altura em que o yuan se fortaleceu 2,55% em relação ao dólar em Novembro, o melhor mês deste ano. No entanto, continua a registar uma queda de 3% no acumulado do ano.
As fontes disseram acreditar que as medidas do banco estatal têm como objectivo acelerar a recuperação do yuan e encorajar os exportadores nacionais a liquidarem as suas receitas cambiais em moeda local no final do ano.
Os bancos estatais chineses actuam frequentemente em nome do banco central do país no mercado cambial, mas também negoceiam em seu próprio nome.
No final do mês passado, os grandes bancos foram vistos a efectuar uma transacção semelhante, contribuindo para a recuperação do yuan face a um dólar americano mais fraco, segundo a Reuters.