
Contra choques climáticos: BM reúne com a CTA para apresentação do programa de reforço financeiro
- A Confederação das Associações Económicas – CTA reuniu-se, na última quarta-feira (31/01), com uma equipa do Banco Mundial. O encontro visou essencialmente a apresentação do programa denominado REPAIR, que tem o objectivo de reforçar a preparação financeira dos Governos e das Micro, Pequenas e Médias Empresas – MPME´s contra os choques climáticos nos países participantes.
O comunicado partilhado pela CTA, indica que ao programa já aderiram países como Moçambique, Madagáscar e Comores e em processo de adesão estão o vizinho Malawi e a República Democrática de Congo.
“Fundamentalmente, o programa REPAIR vai complementar e reforçar os mecanismos nacionais de financiamento de risco existentes e o diferencial é a disponibilização de recursos, também, para os sectores produtivos”.

Trata-se de um fundo regional de risco climático – RCRF, ligado aos canais de distribuição nacionais, sendo que outros choques, como pandemia, poderão, também, ser cobertos pelo programa REPAIR.
Actualmente, os financiamentos são mobilizados após os choques, o que atrasa os desembolsos, como aconteceu no caso do Ciclone IDAI, bem como traz consigo condições pouco favoráveis. Avança o comunicado.
“O REPAIR vai permitir a prévia preparação e flexibilidade de activação no caso de ocorrência de choques climáticos, abrangendo as famílias e MPMEs afectadas pela catástrofe”.
Entretanto, o estudo do Banco Mundial revelou que as empresas, após uma calamidade, precisam de financiamento, reposição de equipamentos destruídos, assistência técnica, entre outras necessidades.
Presentemente, o Banco Mundial está a trabalhar em instrumentos para apoio às MPMEs através de garantias mutuárias, linha de crédito e programa de poupança subsidiadas.
Massingir Recebe Maior Projecto Turístico Da África Subsaariana
18 de Setembro, 2025PRECE 2025–2029: Um Roteiro Para Recuperar E Reerguer A Economia Moçambicana
17 de Setembro, 2025Banco Mundial E Moçambique Definem Novo Quadro De Parceria Até Final Do Ano
17 de Setembro, 2025Moçambique Quer Reduzir Desemprego Para 17% Até 2029
13 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
Filipe Nyusi desafia FACIM a modernizar-se
29 de Agosto, 2023 -
BVM a caminho de se transformar em sociedade anónima
28 de Março, 2023
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023