Fitch decide manter rating de Moçambique em CCC

Fitch decide manter rating de Moçambique em CCC

0
1017

A agência de notação financeira Fitch Ratings decidiu manter o rating de Moçambique em CCC, terceiro pior nível de avaliação da qualidade de crédito antes do default, indicando que o país apresenta uma possibilidade real de Incumprimento Financeiro (default).

“O rating “CCC” reflecte opções de financiamento limitadas combinadas com elevadas necessidades de financiamento fiscal e externo que foram exacerbadas pelo choque do coronavírus, a elevada dívida pública e as questões ainda por resolver relativamente às vulnerabilidades do sector público”, lê-se na nota que acompanha a decisão.

A Fitch prevê que o rácio da dívida face ao Produto Interno Bruto (PIB) aumente de 94%, registado em 2019, para 120% em 2020, “devido às elevadas necessidades de financiamento e à depreciação do metical”. A agência, com sedes em Nova Iorque e Londres, estima que a dívida moçambicana apenas reduzirá em 2022, atingindo 115% do PIB.

“A Fitch antevê que o PIB real se contraia 1% em 2020, depois de um crescimento limitado de 2,2% em 2019 devido aos estragos causados pelos dois ciclones”. Esta previsão reflecte “a expectativa de que o crescimento moderado no sector agrícola só parcialmente compensou o fraco desempenho das indústrias extractivas” e os impactos do coronavírus sobre o turismo e a demanda global.

Para 2021 e 2022, a Fitch Ratings prevê uma aceleração do crescimento para 2,8% e 3,3%, respectivamente, apoiada pela retoma dos projectos de infra-estruturas que foram adiados este ano, no entanto, “os persistentes constrangimentos de financiamentos que afectam o sector público e privado, bem como as tensões de segurança no país, vão influenciar a actividade económica”, alerta.

 

 

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.