PMEs passam a contar com mais financiamento

PMEs passam a contar com mais 17,5 M€ para financiamento

0
1271

As empresas moçambicanas passam a contar com mais uma fonte de financiamento, na sequência da assinatura, esta terça-feira(15), de contractos de implementação entre o Banco de Moçambique e a Cooperação Financeira Alemã, através do Banco Alemão de Desenvolvimento – KfW.

Trata-se de três projectos, no valor de 17,5 milhões de euros, criados com o fito de apoiar as micro, pequenas, e médias empresas (MPME) e finanças agrícolas, sendo que o primeiro consiste num donativo para apoio de emergência no âmbito da COVID-19, no valor de 6 milhões de euros, o segundo, uma linha de crédito no valor de 9 milhões de euros e, o último, uma linha de assistência técnica para instituições financeiras no valor de 2,5 milhões de euros.

A subvenção de emergência da COVID-19, em moeda local, não reembolsável, será canalizado através do BM e instituições financeiras nacionais e “ tem o objectivo de mitigar o seu impacto [Covid-19] e ajudar as MPME a sobreviverem”, lê-se num comunicado tornado público pelas entidades.

A linha de crédito criada permitirá as MPME financiar os seus investimentos no período pós-COVID-19, fornecendo “financiamento de longo prazo em moeda local com termos e condições economicamente sustentáveis”.

O contracto de assistência técnica, por seu turno, visa beneficiar as instituições financeiras participantes no projecto da linha de crédito, bem como os respectivos potenciais beneficiários, “ para conferir maior rigor, transparência e fiabilidade da informação no processo de avaliação e monitoria”.

 

 

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.