Japão Reforça Compromisso com Moçambique e Destaca Apoio às Áreas Prioritárias de Desenvolvimento

0
50

Destaques

  • Japão reafirma apoio a Moçambique nos sectores da Saúde, Educação e Capacitação de Recursos Humanos, através da JICA;
  • Cooperação celebra 50 anos e permanece alinhada às prioridades do Governo moçambicano;
  • Apoio japonês é reconhecido pela sua qualidade e foco no crescimento económico inclusivo;
  • Parcerias com o sector privado e PME’s serão reforçadas;
  • Cooperação também deverá incluir apoio à estabilização de Cabo Delgado.

O Governo do Japão reiterou, esta semana, o seu compromisso com o desenvolvimento de Moçambique, reafirmando a intenção de manter e expandir a cooperação bilateral nas áreas consideradas prioritárias, como saúde, educação e capacitação institucional. A posição foi manifestada em Maputo pelo embaixador nipónico, Hamada Keiji, durante uma audiência com a ministra das Finanças, Carla Louveira.

Uma Parceria de Meio Século com Resultados Visíveis

O encontro entre os dois dirigentes serviu para assinalar os 50 anos da assistência oficial do Japão a Moçambique, iniciada após a independência nacional em 1975. Hamada Keiji sublinhou que as boas relações construídas ao longo de décadas justificam a disponibilidade do Japão para continuar a apoiar Moçambique, especialmente nas áreas prioritárias identificadas pelo Governo.

Segundo o diplomata, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) continuará a ser o principal instrumento operacional da cooperação nipónica no país.

Reconhecimento do Governo Moçambicano e Expectativas de Expansão

Por sua vez, Carla Louveira elogiou a qualidade e consistência da parceria estratégica com o Japão, destacando o papel fundamental da JICA no processo de desenvolvimento nacional. A governante reiterou que Moçambique continuará a necessitar de apoio internacional, principalmente no contexto da situação humanitária e securitária em Cabo Delgado.

“Avaliação positiva da cooperação com o Japão durante este novo ciclo de governação (2025–2029) demonstra o nosso desejo de continuidade e expansão”, afirmou.

Diversificação Económica e Apoio ao Sector Privado

A ministra expressou satisfação pelo apoio multiforme prestado pelo Japão, não apenas ao sector público, mas também ao sector privado, com empresários japoneses a investir e diversificar as suas áreas de actuação em Moçambique. Entre as prioridades, destacou o reforço da cooperação empresarial, com ênfase no apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME’s), consideradas vitais para dinamizar a economia local e explorar oportunidades de negócio em todo o território nacional.

Cooperação com Foco em Resultados e Desenvolvimento Sustentável

A dirigente destacou ainda que as intervenções do Japão estão alinhadas com as prioridades de desenvolvimento definidas por Moçambique, nomeadamente o crescimento económico inclusivo, criação de empregos, modernização de infra-estruturas, e a gestão racional dos recursos naturais, com vista à redução da pobreza.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.