
Tony Blair Enaltece Visão Económica Do Presidente Chapo E Reforça Cooperação Com Moçambique
Questões-Chave
- Antigo Primeiro-Ministro britânico reuniu-se em Nova Iorque com o Presidente Daniel Francisco Chapo;
- Blair destacou a visão estratégica do Chefe de Estado para transformar Moçambique em actor relevante em África e no mundo;
- Instituto Tony Blair para a Mudança Global (TBI) já operou em Moçambique e vê forte potencial de crescimento no país;
- Diversificação económica foi sublinhada como prioridade, indo além da exploração de recursos naturais, com foco em agricultura, turismo e energia;
- Cooperação entre Moçambique e o TBI será reforçada, com apoio técnico e estratégico em governação e desenvolvimento;
- Blair afirmou que Moçambique tem condições para se afirmar globalmente, desde que tome as decisões certas.
O antigo Primeiro-Ministro britânico, Tony Blair, elogiou a visão do Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, considerando-a determinante para que Moçambique consolide a sua posição como potência económica em África e actor relevante no cenário global. O encontro decorreu este domingo, em Nova Iorque, à margem da Semana de Alto Nível da 80.ª Sessão da Assembleia-Geral da ONU.
Após a reunião, Tony Blair afirmou ter tido uma “boa conversa” com o Chefe de Estado moçambicano e sublinhou que “o Presidente tem as ideias absolutamente certas sobre como o país deveria se desenvolver”. Para Blair, a estratégia de Chapo não se restringe à exploração dos recursos naturais, mas assenta numa lógica de diversificação com ênfase na agricultura, no turismo e na geração de energia como pilares do crescimento económico sustentável.
O antigo governante destacou ainda a experiência do Instituto Tony Blair para a Mudança Global (TBI), que fundou em 2016 e que já operou em Moçambique. “O meu instituto trabalhou em Moçambique por vários anos e eu acho que há muito potencial no país”, referiu, acrescentando que a cooperação será reforçada através de apoio técnico e estratégico em áreas de governação, políticas públicas, energia, agricultura e inovação tecnológica.
Questionado sobre conselhos ao novo Chefe de Estado, Blair evitou recomendações específicas, mas reconheceu os desafios da liderança em contextos como o africano: “As expectativas das pessoas são muito altas, mas Moçambique realmente tem o potencial de ser um país importante, não apenas no continente africano, mas no mundo. E isso é tudo sobre tomar as decisões correctas no governo para chegar lá.”
A intervenção de Blair sublinha não apenas o reconhecimento internacional da visão do Presidente Chapo, mas também o reforço de parcerias estratégicas capazes de apoiar Moçambique no caminho para um desenvolvimento inclusivo, sustentável e de impacto regional.
Massingir Recebe Maior Projecto Turístico Da África Subsaariana
18 de Setembro, 2025PRECE 2025–2029: Um Roteiro Para Recuperar E Reerguer A Economia Moçambicana
17 de Setembro, 2025
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Índia Investe 18 Mil Milhões USD Para Se Tornar Potência Global Em Semicondutores
23 de Setembro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023