
CONTEÚDO LOCAL: Empresas nacionais cadastradas no gás – ENI
Cerca de 350 empresas moçambicanas foram, até ao momento, cadastradas na base de dados das multinacionais que operam no sector de petróleo e gás, na Área 4 da Bacia do Rovuma, em Cabo Delgado, no âmbito da implementação do plano de conteúdo local.
De acordo com Giorgio Vicini, representante da petrolífera italiana Eni em Moçambique, 21 por cento do global das empresas registadas são pequenas e médias, que receberam formação para melhorar as suas habilidades no sector de petróleo e gás.
Segundo Vicini, que falava recentemente em Maputo, na Conferência de Energia e Gás, com a implementação do plano de conteúdo local o Projecto Coral Sul FLNG procura maximizar a participação das empresas locais no fornecimento de bens e prestação de serviços, promovendo um ambiente de desenvolvimento empresarial.
Acrescentou que os parceiros da Área 4 estão comprometidos com o crescimento local através do desenvolvimento profissional e de competências, proporcionando a exposição internacional aos seus colaboradores.
Entre 2022 e 2023 recém-graduados de universidades moçambicanas beneficiaram de bolsas de estudo para mestrado na Itália, em colaboração com as congéneres italianas.
Adicionalmente, foram formados jovens engenheiros em tecnologia de produção, que neste momento estão em posições chave no projecto da Área 4.
“A idade média destes jovens é de 28 anos. Esta nova geração de talentos é funda mental para os planos da Eni de continuar a investir e a desenvolver Moçambique”, disse.
Vicini acrescentou que como parte da colaboração com os parceiros, a Eni está também a apoiar a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) no desenvolvimento profissional dos seus colaboradores.
“Recebemos colaboradores da ENH que estão envolvidos em várias áreas de suporte, para que possam estar directamente expostos ao projecto como forma de desenvolverem as suas competências”, explicou.
A política de conteúdo local no mercado nacional foi desenvolvida como estratégia
Uma das fases de pesquisa de hidrocarbonetos no Rovuma do Governo para aumentar a participação das empresas moçambicanas na indústria de petróleo e gás no país.
Comentários
Daniel Chapo Saúda Apoio dos EUA ao Projecto Moçambique LNG
20 de Março, 2025
Mais notícias
-
CTA considera que parceria com Itália é fundamental
27 de Outubro, 2023 -
Novo Presidente da República será conhecido hoje
23 de Dezembro, 2024
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Daniel Chapo Saúda Apoio dos EUA ao Projecto Moçambique LNG
20 de Março, 2025 -
Em 2025: Standard Bank prevê crescimento da economia nacional em 3%
20 de Março, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Daniel Chapo Saúda Apoio dos EUA ao Projecto Moçambique LNG
20 de Março, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023