fbpx

Economia dos EUA cresce 5,2% no terceiro trimestre; o aumento das taxas de juro está a afectar a dinâmica

0
258

A economia dos Estados Unidos cresceu mais rápido do que se pensava inicialmente no terceiro trimestre, à medida que as empresas construíam mais armazéns e acumulavam equipamentos de maquinaria, mas o ímpeto parece ter diminuído desde então, à medida que os custos mais altos dos empréstimos restringem as contratações e os gastos.

O ritmo de crescimento, que foi o mais rápido em quase dois anos, no entanto, provavelmente exacerbou a saúde da economia no último trimestre. Quando medida pelo lado do rendimento, a actividade económica aumentou a um ritmo moderado. No entanto, o relatório do Departamento do Comércio de quarta-feira, 29 de Novembro, indicou que a economia continuou a crescer, apesar dos receios de uma recessão que persistiram desde o final de 2022.

“Nenhum sinal de céu escuro para a economia no relatório de hoje, mas o crescimento está esfriando”, disse Christopher Rupkey, economista-chefe da FWDBONDS em Nova York. “Simplesmente não há tanto vento nas velas da economia no último trimestre deste ano.”

O produto interno bruto aumentou a uma taxa anualizada de 5,2% no último trimestre, revisto em alta em relação ao ritmo de 4,9% anteriormente relatado, disse o Bureau of Economic Analysis (BEA) do Departamento de Comércio na sua segunda estimativa do PIB do terceiro trimestre. Foi o ritmo de expansão mais rápido desde o quarto trimestre de 2021.

Economistas ouvidos pela Reuters esperavam que o crescimento do PIB

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários