Economic Briefing: Governo realça necessidade do exame das tendências actuais e perspectivas da economia, assume compromisso contínuo com políticas fiscais responsáveis”
Assumindo que nos últimos anos, Moçambique tem demonstrado resiliência diante de adversidades económicas e políticas, enfrentado uma série de desafios mas també oportunidades que moldam o curso do processo de desenvolvimento económico, o Governo considera crucial que realizar exames acurados sobre as tendências actuais e as perspectivas futuras de modo a garantir que sejam tomadas decisões informadas e estratégicas que, no final, impulsionem o crescimento sustentável e inclusivo em nosso País.
alando em nome do Ministro da Economia e Financas, o Secretário Permanente, Domingos Lambo afirmou que “ a conjuntura macroeconómica doméstica continua a apresentar sinais positivos de recuperação, na medida em que registam-se avanços significativos em termos de estabilidade macroeconómica, com taxas de inflação mantendo-se relativamente controladas, consolidação do crescimento económico”
Domigos Lambo, afirmou ainda que o Governo assumiu “ um compromisso contínuo com políticas fiscais responsáveis”
Não obstante, Moçambique continuar a demonstrar um potencial de crescimento económico favorável, com as projecções para 2024 a apontarem para um crescimento de 5,5%, impulsionado pelo desempenho positivo esperado nos sectores da Indústria Extractiva, Agricultura e Transportes, no entanto, assume o Governo, é fundamental que o país diversifique sua economia além dos sectores de recursos naturais, para garantir um crescimento sustentável e resiliente a choques externos.
Domingos Lambo sublinhou que política orçamental prosseguirá com o seu objectivo de consolidação fiscal, focada na redução do nível de endividamento, vulnerabilidades macroeconómicas e um maior controlo de riscos fiscais.
“ A melhoria da sustentabilidade fiscal a médio prazo, criará condições para salvaguardar a estabilidade macroeconómica e a gradual criação de espaço fiscal para o aumento do investimento público e a capacidade da economia amortecer os choques externos. Isso vai requerer uma gestão fiscal prudente, incluindo o controle eficaz das despesas, o aumento das receitas públicas por meio de uma política tributária eficiente e o fortalecimento da capacidade institucional para gerir as finanças públicas de forma transparente e responsável” . Disse.
Para 2024, o dirigente indicou que a acção governativa “destaca-se pelo incremento do investimento público quando comparado com o ano transacto, centrando-se na melhoria do bem-estar e da qualidade de vida da população, na redução das desigualdades sociais e da pobreza, na criação de um ambiente de paz, com estímulo na criação do emprego.
Frisou que as perspectivas macroeconómicas e fiscais para Moçambique no médio prazo são promissoras embora desafiadoras.
“ Elas estão sujeitas a uma série de factores, incluindo o desempenho da economia global, os preços das commodities, as condições climáticas e o ambiente de investimento”. Afirmou Lambo
Reconhecendo que há, no entanto, muito trabalho pela frente, o Governo reitera que o País tem potencial para um crescimento favorável, sendo fundamental, nessa perspectiva, continuar a investir em infraestrutura, energia, agricultura e exploração de recursos naturais, como gás natural.
“Neste sentido mostra se importante firmar um compromisso renovado com políticas inclusivas, investimentos estratégicos e boa governança”. Conclui Domingos Lambo
Muito obrigada pela atenção dispensada!
Comentários
Novo Governo de Moçambique toma posse sob a liderança de Daniel Chapo
18 de Janeiro, 2025As Reformas Económicas de Daniel Chapo: Alcance e Desafios
16 de Janeiro, 2025
Mais notícias
-
Matéria prima deve ser processada localmente – Filipe Nyusi
14 de Outubro, 2023 -
Japão investiu em 20 anos US$ 86,5 mil milhões
16 de Novembro, 2023
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Novo Governo de Moçambique toma posse sob a liderança de Daniel Chapo
18 de Janeiro, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Novo Governo de Moçambique toma posse sob a liderança de Daniel Chapo
18 de Janeiro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023 -
FACIM 2023 decorrerá de 28 de Agosto a 02 de Setembro
28 de Junho, 2023