
Em 2025: Standard Bank prevê crescimento da economia nacional em 3%
O Standard Bank realizou, nesta quarta-feira, o seu habitual Economic Briefing, em Maputo, onde apresentou as perspectivas económicas que indicam que a economia nacional pode crescer 3% este ano, contra 1.8% em 2024, apesar dos desafios à estabilidade macroeconómica do País.
O Produto Interno Bruto (PIB) deve registar uma contracção no primeiro trimestre, seguida de uma recuperação gradual nos períodos subsequentes.
Considerando os riscos relacionados com eventos climáticos adversos sobre a produção e preço dos alimentos, prevê-se um aumento da inflação homóloga para 6.1% no final de Dezembro, depois de ter atingido 4.2% no final de 2024.
Segundo o economista-chefe do Standard Bank, Fáusio Mussá, a recuperação económica depende, em grande medida, do retorno à estabilidade e do progresso nas reformas que promovam uma melhoria do ambiente de negócios no País.
Fáusio Mussá referiu ainda que “num contexto de redução do apoio externo e de atrasos sucessivos nos projectos de GNL (Gás Natural Liquefeito), estas reformas constituem um pilar essencial para estimular investimentos em sectores que possuem maior potencial para geração de emprego e renda, e que são essenciais para a estabilidade social”.
Estas reformas podem desempenhar um papel de extrema importância, num contexto de redução da ajuda externa, principalmente para implementar um conjunto de programas sociais.
Relativamente à economia mundial, o economista-chefe do Standard Bank refere que a implementação de tarifas, por parte da nova administração dos Estados Unidos da América (EUA), pode gerar uma desaceleração no crescimento económico global, abaixo dos 3.3% previstos para 2025.
Estas perspectivas foram apresentadas durante a vigésima primeira edição do Economic Briefing, a primeira de 2025, um evento através do qual o Standard Bank proporciona aos seus clientes e à sociedade em geral informações relevantes sobre as perspectivas de evolução da economia.
Nesta edição, que teve como lema “Economia em Movimento”, o Banco promoveu uma discussão em torno dos desafios e oportunidades para a economia nacional, num contexto de grandes mudanças na economia mundial

Comentários
Inflação tende a acelerar em 2025, segundo previsões internacionais
21 de Abril, 2025
Mais notícias
-
Bilhete de Identidade – Green Venture
4 de Março, 2024 -
Max em Tóquio busca parcerias nipónicas
21 de Novembro, 2022 -
Cidade do Cabo prepara-se para uma época recorde de cruzeiros turísticos
15 de Abril, 2024
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Dubai quer incluir Moçambique na expansão do seu sector privado global
26 de Abril, 2025
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Dubai quer incluir Moçambique na expansão do seu sector privado global
26 de Abril, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023