Google culpada de monopólio ilegal em pesquisa na internet, conclui juiz dos EUA
- Decisão abre caminho para julgamento sobre soluções, incluindo possível dissolução da Alphabet.
- O Google pagou US$ 26,3 bilhões em 2021 para manter o domínio do mecanismo de busca, observou o juiz.
- Senadora Klobuchar destaca apoio bipartidário à aplicação da lei antitruste contra as Big Tech
Um juiz dos EUA decidiu na segunda-feira, 05/08, que o Google violou a lei antitruste, investindo bilhões de dólares para criar um monopólio ilegal e se tornar o mecanismo de busca padrão do mundo, a primeira grande vitória das autoridades federais que enfrentam o domínio de mercado das Big Techs.
A decisão abre caminho para um segundo julgamento para determinar possíveis soluções, possivelmente incluindo uma separação da Alphabet, detentora do Google, o que mudaria o cenário do mundo da publicidade online que o Google domina há anos.
A decisão do tribunal é também percebida como um sinal verde para as agressivas autoridades antitruste dos EUA processarem as Big Tech, um setor que tem sido criticado por todo o espectro político. “O tribunal chega à seguinte conclusão: o Google é um monopolista e agiu como tal para manter seu monopólio”, escreveu o juiz distrital dos EUA Amit Mehta, de Washington, DC. O Google controla cerca de 90% do mercado de buscas online e 95% em smartphones.
De acordo com fontes próximas ao assunto, citadas pela Reuters, a fase de “remediação” pode ser longa, seguida por potenciais apelações ao Tribunal de Apelações dos EUA, Circuito do Distrito de Columbia e Suprema Corte dos EUA. A disputa legal pode se estender até o ano que vem, ou até 2026.
As ações da Alphabet caíram 4,5% na segunda-feira, 05/08, em meio a um amplo declínio nas ações de tecnologia, enquanto o mercado de ações mais amplo despencou em temores de recessão. A publicidade do Google representou 77% das vendas totais da Alphabet em 2023.
Comentários
Dólar sofre pressão com expectativas de cortes nas taxas do Fed
11 de Outubro, 2024
Mais notícias
-
Governo salda dívida com gasolineiras em mais de 70%
6 de Agosto, 2024 -
Moçambique já exporta gás natural
13 de Novembro, 2022
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Preços subiram ligeiramente em Setembro, 1,16% – IPC
11 de Outubro, 2024 -
Escassez de divisas ameaça abastecimento de combustíveis em Moçambique
11 de Outubro, 2024
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023 -
FACIM 2023 decorrerá de 28 de Agosto a 02 de Setembro
28 de Junho, 2023