fbpx

Sectores empresarial e financeiro são determinantes nas relações comerciais africanas – Adriano Maleiane

0
539
  • O reforço das relações económicas e comerciais em África passa pelo envolvimento cada vez mais do sector empresarial e das instituições financeiras nacionais, regionais e internacionais. 

O Primeiro-Ministro, Adriano Maleiane, fez esta declaração quando falava, sábado em Acra, capital do Gana, por ocasião dos Diálogos para Prosperidade em África 2024, evento no qual participa em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi. 

Na ocasião, Maleiane defendeu que o envolvimento quer dos empresários quer das instituições financeiras, vai incrementar o investimento em tecnologias e inovação, criando bases sólidas e seguras para o aumento da produção e industrialização através da adição de valores às matérias-primas. 

Sustentou que o envolvimento do empresariado como parceiro estratégico irá também promover o desenvolvimento de infra-estruturas indispensáveis para facilitar, melhorar as trocas comerciais e, a circulação de pessoas c bens nos países africanos. 

Maleiane referiu que para Moçambique, a agricultura é, por si só, um factor de inclusão, uma vez que emprega grande parte da população e também o principal dinamiza dor da diversificação e industrialização da economia. 

“No quadro da dinamização agrária do nosso país. Apostamos sobretudo na agro-indústria que se alicerça no Sustenta, um programa nacional de integração de famílias de pequenos agricultores em cadeias de valor produtivas e de comercialização”, argumentou. 

Precisou que o programa Sustenta está a contribuir para a transformação estrutural da economia rural de Moçambique e para a dinamização da agro-indústria, utilizando matérias-primas locais no quadro do Programa Nacional Industrializar Moçambique. 

Para o Primeiro-Ministro, a industrialização do pais conta com o envolvimento e participação do sector privado, sobretudo das micto, pequenas e médias empresas e apoio de instituições financeiras. 

“Reafirmamos a determinação de Moçambique em continuar a implementar medidas e acções que concorram para o incremento da produção industrial nacional, privilegiando o uso da matéria-prima local e estimular o aumento das trocas comerciais, em particular com os países africanos”.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários