fbpx

A ideialab, em parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos e a RVO- Agência Empresarial Holandesa, graduou, na última semana, 26 mulheres que participaram na 10ª edição do FemTech. O programa tem como principal objectivo apoiar o desenvolvimento de negócios de mulheres empreendedoras de todo o país, actuando como acelerador de micro e pequenos negócios, focando-se no crescimento de negócios e no desenvolvimento pessoal de mulheres empreendedoras. 

A cerimónia de graduação, que se realizou na Embaixada do Reino dos Países Baixos, em modelo hibrido, contou com a participação de mulheres das províncias de Maputo, Sofala, Tete, Nampula e Cabo Delgado. 

A 10ª Edicao do Femtch , que decorreu em formato 100% online, iniciou em Fevereiro e, ao longo de quatro meses, as participantes tiveram acesso a workshops, diversas ferramentas de trabalho e sessões de business advisory de forma a puderem estruturar o plano de crescimento dos respectivos negócios. 

Em simultâneo, as cursantes tiveram a oportunidade de integrar sessões conduzidas por especialistas em negócios, onde aprenderam matérias relacionadas com liderança, marketing digital, parcerias e negociação, e sessões dirigidas por entidades legais como a Autoridade Tributária, BAÚ, INAE e INSS.

“Estamos felizes com os resultados alcançados nesta edição, sentimos que conseguimos chegar a mais mulheres de diferentes pontos de Moçambique e em áreas de negócio diversificadas”. “Foi inspirador ver a dedicação que estas mulheres deram aos seus negócios bem como o apoio mútuo entre elas que já começou a gerar algumas parcerias entre as participantes desta edição”, adiantou Ilka Saide, Gestora do Projecto Femtech. 

26 mulheres que participaram na 10ª edição do FemTech

As participantes desta edição pertencem a 15 áreas de negócio diferentes, nomeadamente a área de consultoria e prestação de serviços, comunicação e marketing, serviços de limpeza, gestão de resíduos, venda de materiais de educação e formação, entre outras. 

Ao concluírem o programa, as participantes estão agora inseridas na Rede femmies, uma rede de mulheres composta por cerca de 223 mulheres empreendedoras de edições anteriores que actuam em 18 áreas de negócios. 

“Estes meses fizeram-me amadurecer bastante, passei a ter outra visão não só do negócio mas da vida e do meu papel como mulher e empreendedora”. “Nunca poderei agradecer o suficiente e espero que hajam mais edições do Femtech para que mais mulheres possam descobrir quem são e do que são capazes, referiu Hawambo Alberto, participante da 10ª edição do Programa. 

O FemTech é implementado pela ideialab desde 2014 em Moçambique e tem actualmente como parceiros a Embaixada do Reino dos Países Baixos e a RVO- Agência Empresarial Holandesa. É um projecto destinado a mulheres a partir dos 25 anos que tenham negócios no mercado há pelo menos dois anos.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários