Intensifica-se controlo da exportação de minérios

0
606

 

  • Governo estabelece mecanismo de fixação de preços de referência na exportação de recursos minerais;
  • Medida visa combater a subfacturação, reduzir a evasão fiscal e aumentar os benefícios da exploração dos produtos minerais para o Pais.

Através de um diploma conjunto dos Ministros da Economia e Finanças e dos Recursos Minerais e Energia, o uma medida que tem como objectivo combater a subfacturação, reduzir a evasão fiscal e aumentar os benefícios da exploração dos produtos minerais para o Pais.

O diploma entra em vigor esta segunda feira, 19 de Junho de 2023, e usa como referência os preços das mercadorias nos mercados internacionais.

“O sector dos recursos minerais pode e deve contribuir mais para impulsionar o desenvolvimento socioeconómico de Moçambique pois existe muito espaço fiscal a ser explorado”, refere o comunicado do Ministério da Economia e Finanças, ao qual O.Económico teve acesso.

De acordo com o comunicado, uma entidade independente passará a fiscalizar as quantidades e especificações de minérios exportados pelas empresas que exploram recursos mineiras. A nota indica que, deverá ser anunciado, brevemente, o vencedor de um concurso público internacional lançado para o efeito. 

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.