
Irlanda reitera ajuda ao desenvolvimento de Moçambique
O Governo da Irlanda reafirmou ontem, 19/07, em Maputo, o seu compromisso de consolidar as relações de cooperação com Moçambique e fortalecer as oportunidades para incrementar as ligações económicas, comerciais e de investimento.
Através do seu Vice Primeiro Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da Irlanda, Micheál Martin, de visita a Moçambique, no final da audiência concedida pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, destacou que o seu País apoia alguns programas de desenvolvimento em Moçambique, com enfoque nas áreas da Educação, Água e Saneamento, Agricultura, Sistemas Alimentares e Mudanças Climáticas.
A título de exemplo, aquele país europeu desembolsou cerca de 27 milhões de euros (perto de dois mil milhões de meticais) para as províncias de Inhambane e Niassa, onde trabalha com as autoridades locais.
O governante afirmou que a Irlanda vai continuar a investir, sobretudo nos sectores da Educação e Saúde, estando actualmente a estudar com o Governo os mecanismos e formas para que o financiamento atinja também os órgãos de governação local e provincial.
“A Irlanda tem uma boa experiência no sector da Educação em que investe há bastante tempo. Portanto, exploramos oportunidades para uma parceria entre os dois países, sobretudo para apoiar a área de formação vocacional”, disse.
Referiu que a Irlanda está a financiar, do mesmo modo, áreas como Eco-Turismo e Aquacultura.
Entretanto, durante a audiência foram também debatidas as mudanças climáticas, que são áreas fundamentais do programa de financiamento.
Neste aspecto, o Chefe do Estado moçambicano partilhou a sua inquietação em relação a Quelimane, uma das cidades afectadas por eventos climatérico extremos.
“Discutimos também a situação na Ucrânia e ambos expressamos as nossas opiniões. Para Irlanda, é uma clara violação da Carta das Nações Unidas. Portanto, apelamos ao diálogo”, apontou.
De igual modo, a Irlanda comprometeu se a apoiar o processo de paz em Moçambique, através do Secretariado da Paz, financiado por vários parceiros.
TotalEnergies Anuncia Apoio de 200 Milhões de Meticais às Vítimas das Cheias
30 de Janeiro, 2026
Mais notícias
-
Tensão pós-eleitoral em Moçambique: violência, promessas e apelos internacionais
30 de Dezembro, 2024
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023














