
Fabrico local de baterias é alternativa à limitação do mercado de grafite – MIREME
- O Ministro dos Recursos Minerais e Energia – MIREME, Carlos Zacarias visitou recentemente a mina de grafite de Balama operada pela Twigg Exploration & Mining.
No local, Zacarias recebeu informações sobre o funcionamento da produção, entre as quais a fraca procura do minério no mercado global é um dos estorvos à produção.
Mesmo tendo ficado satisfeito com o nível de organização da mina que, segundo o governante, corresponde aos padrões exigidos a empresas daquela envergadura, Carlos Zacarias não “engoliu” a mensagem de se comprometer a produção por falta de mercado.
Por conseguinte, o Ministro defendeu que o país deve aproveitar a grafite para a produção local de baterias, que são cada vez mais procuradas no mercado internacional de veículos eléctricos.
“Que o processamento de grafite vá até à fase final” com o objectivo de “produzir baterias, criar mais empregos para os moçambicanos e captação de divisas”, afirmou Zacarias.
A Twigg Exploration & Mining é subsidiária do grupo australiano Syrah Resources, que explora grafites na mina de Balama, na província de Cabo Delgado.
Dados divulgados pelos responsáveis da companhia referem que a firma investiu até ao momento US$ 494 milhões, incluindo quatro milhões de dólares em projectos sociais em benefício das comunidades.
A grafite produzida na referida fábrica é exportada para a China, havendo já um plano de colocação da produção também nos Estados Unidos da América.
A mina de Balama iniciou a produção comercial há mais de cinco anos e foi destaque em Dezembro de 2021, quando a Syrah anunciou um acordo com a multinacional de veículos eléctricos Tesla, que pretende usar o grafite da mina considerada um dos maiores depósitos deste tipo de minério “de qualidade” no mundo.
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
AT Equaciona Parcerias Público-Privadas Para Descongestionar Machipanda
24 de Setembro, 2025 -
Dólar Reforça Estabilidade Após Powell Reiterar Cautela Sobre Novos Cortes De Taxas
24 de Setembro, 2025
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023