Banco Central da Tanzânia aumenta a taxa de juro directora para combater a pressão inflacionista

0
458

O banco central da Tanzânia aumentou sua taxa básica de juros na quinta-feira, 04 de Abril, para ficar à frente da pressão inflacionária persistente dos desenvolvimentos económicos globais, apesar das condições locais satisfatórias, disse seu governador.

O banco aumentou sua taxa básica (TZINTR = ECI), para 6.0% na quinta-feira, 04 de Abril, de 5.5%.

O Banco da Tanzânia tinha anunciado uma taxa de 5,5% em Janeiro, depois de ter anunciado no início desse mês que iria começar a utilizar uma taxa de juro de referência para assinalar a orientação da sua política monetária.

“A decisão (…) baseia-se nas previsões macroeconómicas feitas em Março (…) que requerem um aumento do âmbito das acções de política monetária para conter as pressões inflacionistas persistentes”, disse o Governador Emmanuel Tutuba numa reunião com os directores executivos dos bancos do país em Dar es Salaam.

Em Fevereiro, a inflação na nação da África Oriental manteve-se estável em 3% em termos anuais, sem alterações em relação ao mês anterior, permanecendo abaixo do objectivo do governo de não ultrapassar 5%.

“A estabilidade deveu-se a uma política monetária prudente e a uma oferta interna de alimentos adequada”, afirmou Tutuba.

Ele disse que as perspectivas para a economia, que se estima ter crescido cerca de 5% em 2023, de 4,7% um ano antes, eram optimistas e estima-se que tenha-se expandido cerca de 5,1% no primeiro trimestre de 2024.

“O desempenho é sustentado pelo investimento público, particularmente em infra-estruturas, como parte das medidas para facilitar os negócios e o investimento do sector privado”, disse Tutuba.

“O investimento do sector privado também contribuiu para o crescimento estimado, devido à melhoria do ambiente de negócios no país.”

A economia da Tanzânia assenta, entre outros, no turismo, na exploração mineira e na agricultura.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.