
Novos investidores vão assumir o controlo da Maragra
O Ministro moçambicano da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, anunciou a existência de novos investidores dispostos a adquirir a empresa açucareira Maragra, no distrito da Manhiça, sul do país.
O grupo sul-africano Ilovo, o maior produtor de açúcar em África, detém 99% da Maragra.
Mas a Ilovo decidiu retirar-se. A decisão vem na sequência do prejuízo de 3,6 mil milhões de meticais (56 milhões de dólares, à taxa de câmbio actual) sofrido pela Maragra devido às inundações de Fevereiro passado. Foi noticiado que Maragra necessitaria de um novo investimento de cerca de 100 milhões de dólares para recuperar totalmente dos danos.
Segundo Moreno, citado pelo diário “Notícias”, “a informação disponível é que há novos proprietários que vão tomar conta da empresa num futuro próximo. Os antigos proprietários decidiram não continuar com o negócio do açúcar”. Moreno não indicou o nome dos novos proprietários da Maragra.

O ministro disse que o relatório sobre a operação de transferência foi recentemente partilhado com o governo como uma mera comunicação, uma vez que o executivo não intervém nas negociações sobre a transferência de propriedade de uma empresa privada.
Entretanto, segundo Moreno, o governo facilitou a transacção entre os antigos e os actuais investidores, na esperança de que a plantação de cana-de-açúcar esteja em condições saudáveis a tempo da próxima época agrícola.
De acordo com Moreno, os últimos pormenores da negociação entre as partes envolvidas estão actualmente a ser finalizados, o que permitirá retomar a produção nos primeiros meses do próximo ano.
Comentários
Assuntos da TSU concluídos até Dezembro – Adriano Maleiane
30 de Novembro, 2023AIMO destaca importância dos “Super Mentores”
30 de Novembro, 2023
Mais notícias
-
Moçambique busca terceira Cadeira no Conselho de Administração do FMI
13 de Outubro, 2023 -
Matéria prima deve ser processada localmente – Filipe Nyusi
14 de Outubro, 2023
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Assuntos da TSU concluídos até Dezembro – Adriano Maleiane
30 de Novembro, 2023 -
África do Sul cortará taxas de juro mais cedo do que o esperado – Analistas
30 de Novembro, 2023
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Assuntos da TSU concluídos até Dezembro – Adriano Maleiane
30 de Novembro, 2023 -
África do Sul cortará taxas de juro mais cedo do que o esperado – Analistas
30 de Novembro, 2023
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023 -
FACIM 2023 decorrerá de 28 de Agosto a 02 de Setembro
28 de Junho, 2023