
Segurança na EN4: Governo promete escolta entre Maputo e Ressano
O Governo de Moçambique comprometeu-se a introduzir, nos próximos dias, escoltas policiais para garantir a segurança na circulação de camiões e transporte de passageiros entre Ressano Garcia e Maputo. Esta medida permanecerá em vigor até que a estabilidade seja restabelecida no País.
O anúncio foi feito ontem, em Malelane, África do Sul, durante um encontro entre delegações dos dois países, onde foram discutidos temas relacionados à segurança rodoviária e comercial.
Segundo o Ministro dos Transportes e Comunicações, Mateus Magala, a escolta é uma solução temporária para evitar ataques e bloqueios a camiões que se deslocam ao Porto de Maputo, resultado de protestos ligados ao contexto eleitoral.
Impacto económico
Magala estimou que a paralisação da circulação de camiões desde 24 de Outubro já provocou prejuízos superiores a 55 milhões de dólares norte-americanos.
Ele destacou que Moçambique é um país onde “as pessoas circularam livremente e isso deve sempre ser garantido”.
Por sua vez, o Ministro do Interior, Pascoal Ronda, afirmou que a reunião em Malelane foi essencial para reforçar a colaboração entre os dois países na mitigação de perturbações no comércio e no trânsito de bens e pessoas.
O Ministro do Interior da África do Sul, Ronald Lamola, também sublinhou o compromisso mútuo de manter os canais de diálogo abertos para fomentar o desenvolvimento e assegurar que o comércio continue, vital para as populações de ambos os países.
Enquanto isso, a fronteira registou ontem movimentos normais de pessoas e veículos, com forte presença das autoridades policiais e militares para garantir a ordem.
Massingir Recebe Maior Projecto Turístico Da África Subsaariana
18 de Setembro, 2025PRECE 2025–2029: Um Roteiro Para Recuperar E Reerguer A Economia Moçambicana
17 de Setembro, 2025Banco Mundial E Moçambique Definem Novo Quadro De Parceria Até Final Do Ano
17 de Setembro, 2025Moçambique Quer Reduzir Desemprego Para 17% Até 2029
13 de Setembro, 2025
Mais notícias
-
TURISMO EXIBE SINAIS DE RECUPERAÇÃO
14 de Outubro, 2022 -
Standard Bank revê em baixa a contracção do PIB para este ano
3 de Dezembro, 2020
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023