fbpx

África do Sul: Lucros da Sasol decrescem, prejudicados pelos desafios da Eskom e da Transnet

0
198

A Sasol África do Sul divulgou esta semana uma actualização comercial, revelando que os seus resultados financeiros para os seis meses findos em 31 de Dezembro de 2023 foram impactados negativamente por vários fatores.

A empresa apontou para um ambiente macroeconómico continuamente volátil, com preços do petróleo e petroquímicos mais fracos, uma procura de produtos instável e uma pressão inflacionista contínua sobre os custos.

“Apesar de algumas melhorias operacionais na África do Sul, o persistente mau desempenho das empresas estatais envolvidas na cadeia de valor da Sasol e as perspectivas de crescimento global mais fracas continuam a impactar o desempenho empresarial da Sasol”, afirmou a empresa.

O resultado líquido ajustado da Sasol para os seis meses deverá ficar entre R26,2 mil milhões e R29,4 mil milhões, em comparação com R32,0 mil milhões no segundo semestre de 2022, o que representa uma diminuição entre 8% e 18%.

A Sasol também espera que o lucro por ação diminua entre 29% e 43%, e que o lucro por acção principal diminua entre 28% e 42%

A empresa também listou ajustes não monetários notáveis ​​para o período de seis meses, incluindo um prejuízo líquido de R5,8 mil milhões.

Esta perda deveu-se principalmente a uma imparidade de R3,9 mil milhões da sua refinaria de combustíveis líquidos de Secunda, que foi impactada por custos de electricidade mais elevados e preços mais baixos do petróleo.

A Sasol também registou uma imparidade de R1,1 mil milhões nas suas unidades de Cloro Álcali e PVC e Polietileno da Chemicals Africa devido à menor procura.

Espera-se que a Sasol divulgue os seus resultados financeiros intercalares de 2024 na segunda-feira, 26 de Fevereiro de 2024.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários