APIEX aprovou 1.026 projectos de investimento no valor total de US$ 8,7 mil milhões de dólares, e criação de mais de 7.500 postos de trabalho, de 2020 ao terceiro trimestre de 2024
- I Conselho Consultivo da APIEX Reforça Estratégias para Atracção de Investimentos e Diversificação das Exportações
Teve início quarta-feira, 27/11, o I Conselho Consultivo da Agência para a Promoção de Investimento e Exportações (APIEX, IP), que se realiza sob o lema “Promovendo o Investimento e as Exportações para a Dinamização do Crescimento Económico do País“.
O evento, que se estenderá até quinta-feira, 28/11, conta com a presença de representantes governamentais, empresários e parceiros estratégicos, visando alinhar os instrumentos de planificação estratégica e reforçar as acções da APIEX no cumprimento do seu mandato institucional
No discurso de abertura do evento, o Ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, destacou o papel estratégico da APIEX na promoção do crescimento económico de Moçambique. “A realização deste Conselho Consultivo constitui a consolidação e operacionalização da APIEX, IP, com vista a capacitá-la para o cumprimento do seu mandato institucional na dinamização do desenvolvimento sócio-económico do País, através da promoção, atracção e retenção do Investimento Directo Nacional e Estrangeiro”, afirmou o Ministro.
Resultados alcançados e perspectivas futuras
O Ministro enfatizou os resultados positivos alcançados pela APIEX de 2020 ao terceiro trimestre de 2024, com destaque para a aprovação de 1.026 projectos de investimento, representando um total de 8,7 mil milhões de dólares, e a criação de mais de 7.500 postos de trabalho para cidadãos moçambicanos. Segundo Silvino Moreno, “o balanço preliminar das principais acções e actividades levadas a cabo pela APIEX, IP no período de 2020 até ao III trimestre de 2024 revela-se positivo e encorajador”.
Desafios no contexto económico global
Durante a sua intervenção, o Ministro abordou os desafios enfrentados por Moçambique, incluindo a deterioração do cenário de investimento internacional e as dificuldades no desenvolvimento de infraestruturas. “Moçambique enfrenta o desafio em termos de infraestruturas para satisfazer a procura interna e regional de energia, conectividade, transportes e serviços logísticos, que são necessários para desbloquear o seu enorme potencial de crescimento baseado na exploração sustentável da sua base diversificada de recursos naturais”, sublinhou.
Silvino Moreno também destacou a importância de reduzir a dependência do sector de gás natural liquefeito (GNL) como principal motor de crescimento económico: “De forma a reduzir a forte dependência do investimento no gás natural liquefeito para a aceleração do crescimento do PIB, o Governo de Moçambique tem estado a promover os sectores estratégicos definidos no seu Programa Quinquenal 2020-2024 para promover a diversificação da nossa economia”.
Compromissos para o futuro
O Ministro reafirmou o compromisso do Governo em implementar acções concretas para melhorar o ambiente de negócios, fortalecer as zonas económicas especiais e diversificar as exportações. “Esperamos apresentações, discussões e deliberações com impactos assinaláveis na promoção, mobilização e retenção de mais investimentos no país e na promoção e diversificação de exportações nacionais, entre outros ganhos de impacto estruturante para a nossa economia”, concluiu.
Comentários
Governo aprova política de investimento do Fundo Soberano de Moçambique
11 de Dezembro, 2024
Mais notícias
-
LAM já vendeu 12 mil bilhetes na rota Maputo-Lisboa-Maputo
9 de Dezembro, 2023 -
Economia pode e deve crescer mais
23 de Junho, 2023
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Qualidade e Competitividade: Como Moçambique enfrenta os obstáculos da certificação
11 de Dezembro, 2024 -
Zimbábue visa maior participação em projectos de mineração
11 de Dezembro, 2024
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023 -
FACIM 2023 decorrerá de 28 de Agosto a 02 de Setembro
28 de Junho, 2023