fbpx

China e a Zâmbia reforçam laços, concentram-se em sectores económicos fundamentais

0
81
  • Actualização dos laços para uma “parceria estratégica global de cooperação”
  • Expandir a cooperação em matéria de infra-estruturas, agricultura, exploração mineira e energia limpa
  • Incentivar a transacção em moeda local no comércio e no investimento
  • Realizar intercâmbios de alto nível entre as forças armadas

O Presidente Xi Jinping disse na sexta-feira, 15 de Setembro, que a China apoia a Zâmbia na salvaguarda da sua soberania nacional, segurança e interesses de desenvolvimento, ao mesmo tempo que encoraja mais importações do país da África Austral.

Xi encontrou-se com o Presidente da Zâmbia, Hakainde Hichilema, em Pequim, e os dois países actualizaram os seus laços para uma “parceria estratégica de cooperação abrangente”, segundo a agência noticiosa estatal chinesa Xinhua. Xi disse que a China espera trabalhar com a Zâmbia para expandir a cooperação em infra-estruturas, agricultura, mineração e energia limpa.

Xi disse em Julho que o desenvolvimento da cooperação com os países africanos era uma “pedra angular importante” da política externa da China.

A Zâmbia está a tentar reestruturar a sua dívida externa com a China e encontrar mais oportunidades comerciais com a segunda maior economia do mundo.

Hichilema agradeceu à China por apoiar a adesão da União Africana ao Grupo das 20 maiores economias na cimeira de 9 e 10 de Setembro em Nova Deli, e pelo seu papel positivo na resolução do problema da dívida da Zâmbia, disse a Xinhua.

A China e a Zâmbia divulgaram uma declaração conjunta na sexta-feira, 15 de Setembro, sem mencionar qualquer acordo sobre a dívida.

No entanto, ambos os países irão promover uma maior utilização da moeda local no seu comércio e investimento, segundo a agência noticiosa estatal chinesa Xinhua.

Esta medida ajudaria as empresas de ambos os países a reduzir os custos e os riscos cambiais.

As duas nações vão também reforçar a cooperação no domínio da exploração mineira e realizar intercâmbios de alto nível entre as suas forças armadas.

A Zâmbia convidou as empresas mineiras chinesas a continuarem a participar activamente na cooperação no sector mineiro, enquanto a China encorajou as suas empresas a investirem no desenvolvimento da nova cadeia de valor das baterias de energia da Zâmbia.

A China tem interesses comerciais significativos na Zâmbia, tendo investido em mais de 30 projectos através da sua Iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota” entre 2014 e 2023, de acordo com dados compilados pelo grupo de reflexão do American Enterprise Institute.

Estes dados mostram que os projectos valiam US$ 11,3 mil milhões de dólares no total, abrangendo desde o sector da energia até à agricultura e à aviação.

A China também absorve cerca de um quinto das exportações da Zâmbia, predominantemente cobre.

“A Zâmbia respeita o princípio de uma só China, aprecia muito os conceitos e princípios orientadores da modernização ao estilo chinês e espera aprender com a experiência de desenvolvimento da China”, disse Hichilema na reunião com Xi.

Xi disse que a China estava a encorajar a entrada de mais produtos zambianos de alta qualidade no mercado chinês e a apoiar mais empresas financiadas pela China a investir na Zâmbia.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários