
Corredor Logístico de Nacala anuncia retoma do transporte de passageiros, 20 anos depois
- CLN prevê transportar 16 milhões de toneladas
A Companhia Corredor Logístico Integrado de Nacala (CLN), responsável pelo escoamento de carvão mineral, carga geral, transporte de passageiros e operações portuárias em Nacala-à-Velha, em Nampula, prevê incrementar, no próximo ano, o volume do minério transportado para cerca de 16 milhões de toneladas, revelou ao “Notícias”, o porta-voz da CLN, Sérgio Paúnde, tendo acrescentado que nos últimos dois anos a empresa transportou cerca de 22 milhões de toneladas, tendo em 2022 atingido pouco mais de 14 milhões de toneladas.
Segundo explicou, a Covid 19 e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia impactaram negativamente na exportação do carvão, o que causou a oscilação dos números.
Sérgio Paúnde, anunciou a retoma, próximos tempos, do transporte de passageiros, 20 anos depois d cidade de Nampula a Nacala e vice-versa.
Entretanto, a CLN está preocupada com a vandalização do material usado na linha-férrea e outro equipamento, bem como os acidentes na ferrovia No primeiro semestre do ano foram registados 26 óbitos, maior parte por trucidante, durante a circulação a das locomotivas.
Outra preocupação é o facto de pessoas de má-fé colocarem corpos sem vida na linha férrea, principalmente na calada da noite, na tentativa de responsabilizar a companhia.
Em termos de responsabilidade social, Paúnde revelou que a CLN apoia cerca de 51 mil alunos através do projecto lanche escolar em três distritos da província de Nampula, nomeadamente Nacala-à-Velha, Malema e Meconta.
Apoia também a 70 mil famílias em semente certificadas, garantindo a devida assistência técnica. Ainda no âmbito da responsabilidade social, está projectada a entrega, ainda este ano de uma escola primária reabilitada na zona de Cunle, no distrito de Ribáue, e um mercado apetrechado com todo o equipamento que os vendedores necessitam, a exemplo de frigoríficos, no distrito de Nacala-à-Velha.
Estas informações foram recentemente prestadas ao secretário de Estado na província de Nampula, Jaime, na visita que realizou ao distrito de Nacala-à-Velha, no âmbito da fiscalização e monitoria à implementação do Programa Quinquenal do Governo.
Na ocasião, o governante lamentou as mortes por comboio e as práticas de vandalizarão da linha férrea e disse que a empresa devia ser acarinhada, pelo facto de estar a contribuir, significativamente, na arrecadação de receitas para os cofres do Estado.
Apelou para que as comunidades protejam a linha-férrea, uma vez que é propriedade Governo moçambicano, construído em benefício da população para facilitar o escoamento dos produtos. Jaime Neto destacou as acções e o esforço da CLN, sobretudo por apostar na camada jovem.
Comentários
Moçambique quer revitalizar transporte ferroviário com Eswatini
25 de Setembro, 2023Nyusi destaca Porto de Nacala de águas profundas como potencialidades
20 de Setembro, 2023Assegurados US$ 500 milhões para o projecto do Porto de Macuse
20 de Setembro, 2023Mais 60 mil pessoas em Gaza passam a beneficiar-se de água potável
18 de Setembro, 2023Heineken investe US$ 457 milhões em mais uma fábrica no México
18 de Setembro, 2023
Mais notícias
-
Como, Sr. Presidente?
4 de Fevereiro, 2020 -
Saúde mobiliza investidores
4 de Julho, 2023 -
Transformação industrial é um desafio urgente
23 de Junho, 2023
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Coca-Cola trouxe ´magia´ no menu do BBQ Festival
4 de Outubro, 2023
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Coca-Cola trouxe ´magia´ no menu do BBQ Festival
4 de Outubro, 2023
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023 -
FACIM 2023 decorrerá de 28 de Agosto a 02 de Setembro
28 de Junho, 2023