
Filipe Nyusi entrega infaestruturas avaliadas em mais de 45 milhões de meticais
- Nyusi entrega água apelando à massificação deste líquido à luz dos direitos humanos

Trata-se de duas infraestruturas avaliadas em pouco mais de 45 milhões de meticais, financiadas pelo Governo e parceiros tradicionais de desenvolvimento do Reino Unido e dos Estados Unidos da América.
O sistema de abastecimento implantado na localidade de Maluana vai beneficiar três mil pessoas, com um horizonte de até 17 mil pessoas, enquanto o de Chitsavane beneficiará 5.800 pessoas, com um horizonte de até 12 mil.
Na ocasião, o Presidente da República apelou aos gestores do sistema de abastecimento de água no sentido de abraçarem a actividade de fornecimento do precioso líquido sem olhar apenas para os lucros, mas também para a vida útil da infraestrutura e, consequentemente, para o benefício da população que é a razão do investimento
“É preciso olhar para a parte social. As previsões meteorológicas continuam a indicar que voltaremos a observar o fenómeno El Nino que pode trazer chuvas normais com tendências para acima do normal no norte do País e chuvas normais com tendências para baixo do normal que podem originar alguns focos de seca aqui no sul do País e isso exige que sejamos todos cautelosos e que estejamos preparados para enfrentar este desafio causado pelas mudanças climáticas. Temos que criar condições de resiliência”, apelou Filipe Nyusi.
Por sua vez, Carlos Mesquita, ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, MOPHRH, disse que os esforços do Governo em aumentar continuamente a cobertura de água estão alinhados com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e a conquista é um passo significativo em direcção a um País mais próspero e equitativo.

“Temos a certeza de que estes sistemas irão fazer diferença na qualidade de vida da população. Este momento constitui motivo de satisfação, por isso passo-a-passo estamos a cumprir com um dos objectivos do programa do Governo de alargar o acesso de água potável e alinhamento com a agenda 2030 das Nações Unidas”, explicou Carlos Mesquita.
Importa referir que, até 2022, a província de Maputo beneficiou de seis novos sistemas de abastecimento de água e a taxa de cobertura estava em 75 por cento. Com estes dois sistemas prevê-se o incremento para 76 por cento.
Os Correios da África do Sul (SAPO) perderam 9,2 mil milhões de rands em valor accionista em três anos e enfrentam agora a falência.
Comentários
Assuntos da TSU concluídos até Dezembro – Adriano Maleiane
30 de Novembro, 2023AIMO destaca importância dos “Super Mentores”
30 de Novembro, 2023
Mais notícias
-
FMI aloca US$ 56.26 milhões à Moçambique
22 de Novembro, 2022 -
Revogado Contrato de Exploração do Oleoduto Beira- Zimbabwe
25 de Outubro, 2023 -
Dívidas Ocultas: Moçambique pede US$ 3 mil milhões de dólares à Privinvest
18 de Outubro, 2023
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Assuntos da TSU concluídos até Dezembro – Adriano Maleiane
30 de Novembro, 2023 -
África do Sul cortará taxas de juro mais cedo do que o esperado – Analistas
30 de Novembro, 2023
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Assuntos da TSU concluídos até Dezembro – Adriano Maleiane
30 de Novembro, 2023 -
África do Sul cortará taxas de juro mais cedo do que o esperado – Analistas
30 de Novembro, 2023
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023 -
FACIM 2023 decorrerá de 28 de Agosto a 02 de Setembro
28 de Junho, 2023