G20 admite a União Africana como membro permanente na cimeira de Nova Deli
A União Africana tornou-se membro permanente do G20, que inclui os países mais ricos e poderosos do mundo, anunciou o Primeiro-Ministro indiano Narendra Modi na cimeira do bloco em Nova Deli, este Sábado, 09 de Setembro.
A União Africana, um organismo continental de 55 Estados membros, tem agora o mesmo estatuto que a União Europeia – o único bloco regional com um estatuto de membro de pleno direito. A sua anterior designação era “organização internacional convidada”.
Modi, no seu discurso de abertura da cimeira, convidou a UA, representada pelo Presidente Azali Assoumani, a sentar-se à mesa dos líderes do G20 como membro permanente.
“É uma honra receber a União Africana como membro permanente da família G20. Isto reforçará o G20 e também a voz do Sul Global”, diz uma mensagem na conta oficial de Modi na plataforma de media social X, anteriormente conhecida como Twitter.
A medida foi proposta por Modi em Junho.
Outras questões a serem decididas na cimeira incluem mais empréstimos a países em desenvolvimento por instituições multilaterais, reforma da arquitetura da dívida internacional, regulamentos sobre criptomoeda e o impacto da geopolítica na segurança alimentar e energética.
O projecto de 38 páginas que circulou entre os membros deixou em branco o parágrafo sobre a “situação geopolítica” – reflectindo a profunda divisão sobre a guerra na Ucrânia – mas 75 outros parágrafos indicavam um amplo acordo sobre questões como as criptomoedas e as reformas nos bancos multilaterais de desenvolvimento.
O G20 era anteriormente composto por 19 países e pela União Europeia, representando os seus membros cerca de 85% do PIB mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial.
Comentários
Banco Africano de Energia avança com 45% do capital garantido
7 de Outubro, 2024África deve encontra…o seu próprio caminho para a transição energética – AOW
30 de Setembro, 2024AfDB: Parceria com Moçambique é impactante
28 de Setembro, 2024
Mais notícias
-
Filipe Nyusi na frente Emiráti
25 de Outubro, 2022 -
Digitalização Financeira: Carteiras Móveis definem o momento
9 de Setembro, 2024
Conecte-se a Nós
Economia Global
-
Preços subiram ligeiramente em Setembro, 1,16% – IPC
11 de Outubro, 2024 -
Escassez de divisas ameaça abastecimento de combustíveis em Moçambique
11 de Outubro, 2024 -
Transnet e o Novo Terminal de GNL de Matola: Uma solução para a crise de ...
11 de Outubro, 2024
Mais Vistos
Sobre Nós
O Económico assegura a sua eficácia mediante a consolidação de uma marca única e distinta, cujo valor é a sua capacidade de gerar e disseminar conteúdos informativos e formativos de especialidade económica em termos tais que estes se traduzem em mais-valias para quem recebe, acompanha e absorve as informações veiculadas nos diferentes meios do projecto. Portanto, o Económico apresenta valências importantes para os objectivos institucionais e de negócios das empresas.
últimas notícias
-
Preços subiram ligeiramente em Setembro, 1,16% – IPC
11 de Outubro, 2024 -
Escassez de divisas ameaça abastecimento de combustíveis em Moçambique
11 de Outubro, 2024
Mais Acessados
-
Economia Informal: um problema ou uma solução?
16 de Agosto, 2019 -
LAM REDUZ PREÇO DE PASSAGENS EM 30%
25 de Maio, 2023 -
FACIM 2023 decorrerá de 28 de Agosto a 02 de Setembro
28 de Junho, 2023