fbpx

Leilão da camisola ‘Last Dance’ de Michael Jordan atinge recorde de 10,1 milhões de dólares

0
342

A jersey usada pela estrela do basquetebol Michael Jordan durante uma das épocas mais famosas da sua carreira na NBA, vendido por um valor recorde de 10,1 milhões de dólares num leilão em Nova Iorque, na quinta-feira passada.

A soma de oito dígitos foi mais do dobro das estimativas iniciais, estabelecendo um novo recorde de leilão para uma peça de recordação desportiva segundo a Sotheby’s, que organizou a venda.

Jordan vestiu a camisola dos Chicago Bulls no Jogo 1 das finais da NBA de 1998, o culminar de uma famosa temporada conhecida como “The Last Dance”, que foi apresentada numa série documental com o mesmo nome, em 2020 na ESPN e Netflix. A 3 de Junho de 1998, Jordan vestiu a camisola para um jogo contra o Utah Jazz, marcando 33 pontos em 45 minutos, numa derrota dos Bulls.

Os Bulls acabaram por ganhar o campeonato apesar das grandes divisões internas que tinham afectado a sua época, com Jordan a ganhar o seu sexto anel vencedor da NBA.

É uma das duas únicas camisolas usadas num jogo da final a aparecer em leilão, disse Sotheby’s, que o faturou como “um dos artigos mais significativos da carreira de Michael Jordan”.

Brahm Wachter, chefe da Sotheby’s, disse que a venda “solidifica Michael Jordan como o GOAT indiscutível (o maior de todos os tempos), provando que o seu nome e legado incomparável é tão relevante como era há quase 25 anos atrás”.

Antes da venda, Wachter tinha chamado à temporada 1997-1998 “talvez um dos mais populares entre os fãs do Jordan, pois Michael estava a atingir o auge das suas capacidades enquanto simultaneamente perseguia o que entendia ser a sua última oportunidade num campeonato da NBA com os Chicago Bulls”.

“A própria temporada é a sua ‘magnum opus’ como atleta, e uma prova para ele como campeão e concorrente”, acrescentou ele num comunicado de imprensa. “As camisolas de Jordan, de finais, são notavelmente escassas, e as finais de 1997-1998 são indiscutivelmente as mais cobiçadas de todas”.

A estimativa de pré-venda de 3 a 5 milhões de dólares foi a mais alta de sempre para uma camisola do Jordan, ou para qualquer peça de recordações da Jordan, tinha dito a casa de leilões.

O preço de venda de 10,1 milhões de dólares feito na quinta-feira significa que é agora a camisola de basquetebol mais cara de sempre a ser vendida em leilão, ultrapassando de longe os 3,7 milhões de dólares pagos por uma das camisolas de Kobe Bryant no ano passado. O item também bateu o recorde de recordação desportiva do lendário futebolista argentino Diego Maradona, da camisola vestida no Mundial de 1986 contra a Inglaterra, disse Sotheby’s. A camisola azul de futebol foi vendida a um comprador anónimo por 9,3 milhões de dólares no início deste ano.

Em Outubro de 2021, um par de sapatilhas Nike Air Ships, usado por Jordan, foi vendido em leilão por 1,47 milhões de dólares. A estrela do basquetebol usou as sapatilhas vermelho e brancas durante o seu quinto jogo da NBA na sua temporada de estreia com os Chicago Bulls, a 1 de Novembro de 1984.

De acordo com a Sotheby’s, as sapatilhas estabeleceram um recorde mundial pelo preço mais elevado alcançado por um par de sapatilhas em leilão. Também se tornaram o primeiro par de sapatilhas a ser vendido por mais de 1 milhão de dólares em leilão.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários