fbpx

Metical deverá continuar na rota da depreciação

0
5406

Um dos efeitos esperados da pandemia do Covid-19 na economia moçambicana é a continuação da desvalorização do metical. Dados mais recentes, e bastante dinâmicos, diga-se, demonstram que, o par USD/MZN estava a ser negociado a um nível oficial de 66,7, um aumento de 8,5% desde o final 2019 e um aumento homólogo de 4,3%, disse o Economista Chefe do Standard Bank Fáusio Mussa, na sequência da publicação do último relatório Standard Bank Mozambique PMI.  O Economista precisou ainda que, “aumentámos a nossa previsão para o final do ano de 60,7 para 65,4 e consideramos que mesmo que se verifique um aumento acima dos 70, este será temporário.

Sobre as perspectivas económicas do País, o economista afirmou ser “difícil imaginar um crescimento do PIB muito superior ao valor homólogo de 2,2% registado em 2019, dado os atuais desafios com a Covid-19, os quais estão a ser intensificados pelos desafios com a segurança doméstica. É provável que a pandemia da Covid-19 exerça pressão sobre a balança de pagamentos devido aos baixos preços das matérias-primas, possíveis atrasos na implementação dos projetos de GNL na bacia do Rovuma e às perturbações na atividade económica. As negociações para um programa do FMI também poderão ser negativamente afetadas, já que uma missão recente do FMI foi suspensa devido às restrições às viagens em todo o mundo.”

Os dados mais recentes do PMI Moçambique mostraram uma contração na atividade empresarial em Março. A publicação revela que as empresas se depararam também com uma subida mais fraca de novos trabalhos, o que levou a aumentos mais suaves tanto no emprego como nas aquisições. Contudo, revela ainda o estudo, as expetativas para a produção futura mantiveram-se fortes devido ao abrandamento da inflação sobre os custos de produção.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários