fbpx

Missão empresarial Porto e Lisboa: delegação moçambicana assina acordos de cooperação empresarial

0
307
  • BVM e Universidade de Coimbra firmam parceria multidisciplinar

 

Entre outros resultados, a Missão Empresarial moçambicana a Portugal, para Porto e Lisboa, concretamente, logrou assinar acordos de cooperação, com destaque para o assinado com Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) e a Confederação Empresarial da CPLP e a Associação Industrial de Portugal (AIP) e entre a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) e a Universidade de Coimbra.

 

Para a CTA, estes acordos representam um marco significativo nas relações comerciais entre Moçambique e Portugal, que, dentre outros objectivos, visam fortalecer os laços económicos entre os dois países, promovendo o crescimento, incentivando o investimento e melhorando a competitividade das empresas de ambos países.

O caso específico do memorando entre a BVM e a Universidade de Coimbra, este preconiza o estabelecimento de uma parceria para a capacitação de quadros da BVM de modo que estes estejam mais capacitados a intervir em instituições do mercado de capitais em Moçambique, e apoiar no reforço do modelo de gestão corporativa. Assinaram o Memorando, o PCA da BVM, Salim Valá e o Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.

 

Uma fonte da BVM, disse ao O.Económico que a cooperação com a Universidade de Coimbra, deverá ajudar a BVM a aprimorar o quadro regulamentar sobre o mercado de capitais e bolsa de valores, beneficiando de boas práticas em uso no mercado de capitais europeu.

A BVM almeja com a parceria coma Universidade de Coimbra, ter acesso a oportunidades de modernização tecnológica e colher experiências relevantes para a introdução de novos produtos e instrumentos financeiros na BVM.

 

As duas instituições propõem-se ainda a colaborar na atracção de investidores portugueses e europeus para o mercado moçambicano e a realizar estudos, consultorias e eventos conjuntos que contribuam para dinamizar o mercado secundário em Moçambique.

“Com o memorando rubricado com a Universidade de Coimbra procuramos estreitar uma parceria já existente com uma prestigiada instituição de ensino superior portuguesa, por forma a tomar decisões com base em evidências, contribuir para alterar a cultura financeira prevalecente e abrir ainda mais a BVM à Europa”. Disse a fonte da BVM.

SUBSCREVA O.ECONÓMICO REPORT
Aceito que a minha informação pessoal seja transferida para MailChimp ( mais informação )
Subscreva O.Económico Report e fique a par do essencial e relevante sobre a dinâmica da economia e das empresas em Moçambique
Não gostamos de spam. O seu endereço de correio electrónico não será vendido ou partilhado com mais ninguém.

Comentários